MRP- Fluxo de Trabalho em Linha de Produção
Por: Rodrioliveira • 3/10/2016 • Projeto de pesquisa • 347 Palavras (2 Páginas) • 492 Visualizações
MRP
O sistema produtivo em geral não pode sofrer perdas durante o processamento e com a necessidade de produzirem com rapidez e qualidade cabe o sistema logístico da empresa se estruturar para atender essa demanda. O MRP (Materials Requirement Planning) é uma maneira de calcular a quantidade necessária de matéria-prima para se produzir. Sistemas de planejamento e controle do fluxo de materiais em atividades industriais, utilizando a noção de relação de dependência entre os itens e softwares de computadores para identificar as necessidades de materiais e recursos no período de planejamento operacional.
Um sistema que estabelece qual produto que será feito, em qual data, quantidade, listagem de materiais, fornecem a composição de cada produto e serve de base para estipular sua explosão. E finalmente os relatórios de controle de estoque fornecerão quais as quantidades remanescentes de cada item ou produto final.
Insumos e os resultados na figura abaixo:[pic 1]
O sistema MRP acarreta mudanças no planejamento de uma empresa. Apesar de seu longo período de implantação, os benefícios obtidos com o uso desta técnica, superam as desvantagens. Gera um maior controle no estoque, precisão nos pedidos de compra e o tempo de entrega pelo fornecedor.
A Gestão de operação se torna mais efetiva com o MRP pelo fato das empresas conseguirem ter um melhor controle dos seus insumos e ajudar na programação da sua produção. Produzir com mais eficiência é o que as empresas buscam e o MRP é capaz de auxiliar os programadores e planejadores da produção. Não é fácil programar e nem gerenciar o que as empresas atualmente têm dificuldades é de garantir o que está no programa e fisicamente na produção.
Como foi dito no artigo o MRP deixa de ser um software de programar somente o estoque, mas é uma ferramenta que auxilia a gestão da produção como um todo. E produzir o necessário é o que todos buscam e o MRP sofreu as alterações necessárias durante os anos e as empresas dependem cada vez mais de agilidade e solução no controle logístico das empresas.
Referência:
http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2007/trabalho/aceitos/CC32991159871.pdf
http://www.feg.unesp.br/~salomon/posgrad/go/mrp.pdf
...