Mantenedora: Associação Paranaense de Ensino e Cultura
Por: Odair Camargo • 11/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 652 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR [pic 1][pic 2]
Reconhecida pela portaria – MEC N.º 1580, de 09/11/93 – D.O.U. 10/11/93
Mantenedora: Associação Paranaense de Ensino e Cultura – APEC
Unidade Paranavaí
MAYARA PRIZON BORTOLOTO – 00179515
ERICKSON FERNANDES –
OTÁVIO LIMA -
TRABALHO DE HIDRÁULICA
PARANAVAÍ
2017
MAYARA PRIZON BORTOLOTO – 00179515
ERICKSON FERNANDES –
OTÁVIO LIMA -
BANCADA DE JATO LIVRE
Trabalho apresentado ao professor Paulo, como requisito para a avaliação do 3° bimestre da disciplina de Hidráulica, do curso de Engenharia Civil, na Universidade Paranaense – UNIPAR- Unidade de Paranavaí, Paraná.
PARANAVAÍ
2017
INTRODUÇÃO
O Experimento de Bancada de Jato livre teve como objetivo nesse trabalho determinar o Coeficiente de Velocidade.
Para a medição do coeficiente de velocidade podem ser feitas por meio de orifícios ou bocais, nesse caso especifico utilizamos o método de orifícios os quais são aberturas feitas de forma geométrica podendo ser de forma circular, retangular ou triangular abaixo da superfície livre do liquido em paredes de reservatórios, tanques ou canais. No experimento tivemos então que analisar os diversos níveis de água que colocamos no recipiente e assim abrir os registros os quais estavam dispostos os bocais, foi analisado em cada bocal o alcance do jato com alturas verticais de coluna d’água diferentes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para chegarmos ao tal esperado resultado do valor do Coeficiente de Velocidade devemos utilizar algumas formulas tais quais:[pic 3]
Essa formula é utilizada para determinar a velocidade teórica do fluido onde, g corresponde ao valor de aceleração de gravidade e h a altura da coluna da água até o centro do orifício.
Após determinar esse resultado encontramos por meio das formulas abaixo a velocidade real do fluido:[pic 4][pic 5]
A primeira formula para se encontrar a velocidade real é necessário o valor Cv (coeficiente de velocidade) então a desprezamos pois não temos o valor do mesmo, utilizamos a segunda formula tal qual o X corresponde ao comprimento do jato de água, g o valor de aceleração da gravidade e por fim o termo h a altura as superfície da agua ao ponto central do orifício.
Após termos encontrado os calores de VR e VT podemos substitui-los na formula abaixo encontrando assim o valor de Cv. [pic 6]
MÉTODOS
Para a execução do experimento foi utilizado a Bancada de Jato Livre a qual esta na foto abaixo.
[pic 7]
A bancada possui uma régua vertical na lateral da coluna de água para podermos coletar os níveis da mesma, contendo também uma régua horizontal para que pudéssemos coletar os dados do comprimento do jato de água.
Tens também três registros com orifícios diferentes para abrirmos e medir assim a distância do jato.
...