Mecanizaçao da Agricultura
Por: frantuchler • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Perspectiva Historica
Mecanização da agricultura:
Para entender melhor a importância das inovações no meio agrícola é necessário analisar o contexto histórico que levou ao desenvolvimento da agricultura mecanizada voltando até meados do século XV.
Com a acumulação de riquezas e capitais gerados através da Revolução Comercial, a burguesia Europeia, fortalecida com o desenvolvimento de seus negócios, passou a investir tempo e dinheiro no aperfeiçoamento de suas técnicas de produção. Esse foi o inicio do que futuramente ficaria conhecido como a Revolução Industrial.
A primeira fase da Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra graças à grande quantidade de carvão existente em seu território e ao gigantesco poderio naval inglês, que possibilitava o comercio dos novos produtos industrializados com diversos países e aumentava o acúmulo de capital.
O êxodo rural, provocado pelos “enclosures”, juntamente com as altas taxas de desemprego que favoreciam a grande demanda de mão de obra, facilitaram o processo de inicio da industrialização. Tal industrialização não se deu apenas nas cidades e gerou mudanças consideráveis em todo o território europeu. Com um aumento populacional de cerca de 200 milhões de pessoas, uma demanda cada vez maior por alimentos e um número reduzido de trabalhadores no campo, o continente europeu necessitava aumentar cada vez mais a produtividade agrícola para suprir as necessidades dos novos trabalhadores.
A agricultura passou a partir de então a sofrer fortes mudanças que vão desde as primeiras colheiteiras movidas à tração animal, inventadas na Grã-Betanha e Estados Unidos, até as atuais técnicas de manipulação dos genes num organismo, realizadas atualmente pelas grandes empresas de Engenharia Genética.
...