Medidas descritivas
Artigo: Medidas descritivas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kaca • 1/11/2014 • Artigo • 896 Palavras (4 Páginas) • 406 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MEDIDAS DESCRITIVAS
2.1.3 Medidas de Tendência Central
São utilizadas para caracterizar um conjunto de valores,erepresenta-lo de forma adequada.As medidas que utilizamos são media aritmética,mediana e moda.
• A média aritmética é obtida através da soma de um conjunto de números que é dividido pela quantidade de números da sequência apresentada.
Ex: 2,4,6,8,10
m.a = 2+4+6+8+10 =6
5
m.a =30
5
m.a=6
• A mediana é o elemento principal de um determinado grupo de números e se caracteriza por dividido ao meio meio,o ideal é que os dados sejam organizado em ordem crescente para facilitar o trabalho.Quando o conjunto é formado por uma quantidade impar de números,o elemento central séra a mediana,mas quando for formado por um número par de elementos é feita a media aritmética dos dois números centrais para se obter a mediana .
Ex:Com quantidade impar
2,4,6,8,10,12,14
A mediana é 8
Com quantidade par:
2,4,6,8,10,12
6+8=14=7
A mediana é igual a 7
• A moda é representada pelo número que se repete com maior frequência em um conjunto de números. A moda pode ser classificada de quatro formas, são elas:
Amodal: Quando não existe moda.
Unimodal: Quando é representada por um único elemento.
Ex: 0 1 1
2 2 2
2 3 3
A moda será 2.
Bimodal: Quando dois elementos se repetem a mesma quantidade de vezes.
Multimodal: Quando existem mais de duas modas.
A moda pode ser utilizada tanto para conjunto de dados numéricos, quanto nominais.
2.2 MEDIDAS DE DISPERSÃO
São utilizadas para avaliar o grau de variação ou dispersão em torno da média aritmética. Somente a média não é suficiente para descrever um grupo de dados. A mesma média pode ser obtida por dois grupos, mas sua amplitude de variação ser diferente. As principais medidas de dispersão são:
Amplitude total: é a diferença entre o maior e o menor valor de um grupo de dados;
Soma dos quadrados: se baseia na diferença entre cada valor e na média de distribuição;
Variância: é a soma dos quadrados dividida pelo número de observações do grupo menos 1;
Desvio padrão: é expresso na mesma medida das variações(m², m³...)
2.2.1 TECNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILISTICA
As amostragens probabilísticas podem ser divididas em: Amostragem aleatória simples, amostragem sistemática, amostragem aleatória estratificada, amostragem simples por conglomeramento.
Amostragem aleatória simples: é um conjunto de indivíduos (amostra) selecionados totalmente ao acaso a partir de um conjunto maior (população) por um processo que garante que todos os indivíduos da população tenham a mesma probabilidade de ser escolhido para a amostra, e que cada subconjunto possível de indivíduos (amostra) tenha a mesma probabilidade de ser escolhido, assim como qualquer um dos subconjuntos.
Amostragem aleatória sistemática: é um processo em que todos os indivíduos que irão participar da amostra, são escolhidos de acordo com um critério. O intervalo de amostragem e o ponto de inicio da amostragem são dois elementos importantes, pois o primeiro define o intervalo entre um sujeito selecionado, e o sujeito selecionado seguinte, o segundo especifica o ponto de inicio da contagem do intervalo.
Amostragem
...