Medição de massa específica utilizando um tubo em U
Por: moreira1997 • 1/5/2017 • Relatório de pesquisa • 955 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS
Gabriel Vinícius Silveira Fernandes
Guilherme Moreira Siqueira
Matheus Lúcio
Mecânica dos Fluidos
Medição de massa específica utilizando um tubo em U
IPATINGA – MINAS GERAIS
2017
Gabriel Vinícius Silveira Fernandes
Guilherme Moreira Siqueira
Matheus Lúcio
Mecânica dos Fluidos
Medição de massa específica utilizando um tubo em U
Relatório técnico apresentado como requisito do experimento realizado no laboratório de Mecânica dos Fluidos, apresentado a disciplina de Mecânica dos Fluidos, do Quinto período do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras de Ipatinga, turma 6768520151A.
Professor (a): Emanuel Augusto.
IPATINGA – MINAS GERAIS
2017
RESUMO
Este relatório traz resultados do experimento realizado no laboratório da Faculdade Pitágoras, onde foram realizados experimentos para descobrir a densidade e a massa específica do óleo de soja. Constando no mesmo, fórmulas, cálculos e conceitos desenvolvidos e aplicados em sala de aula.
Foram realizadas as aplicações necessárias de acordo com o auxilio do professor e conhecimento dos integrantes do grupo, também foram utilizadas grandezas físicas reais encontradas através de medições com equipamentos e ferramentas específicas tudo isso realizado pelos integrantes do grupo durante a aula prática.
ABSTRACT
This report presents the results of the experiment accomplished in the laboratory of Univercity Pitágoras , where experiments were accomplised to discover a density and a specific mass of soy oil. Existing in the same, formulas, calculations and concepts developed and applied in the classroom.
The implementations were performed according to the teacher and knowledge of the group members, also real physical quantities were also found through measurements with specific equipment and tools, all of experiment was performed by the group members during the practical class.
SUMÁRIO
1 OBJETIVO ................................................................... 6
2 INTRUDUÇÃO ............................................................ 7
3 MATERIAS UTILIZADOS ............................................ 9
4 PROCEDIMENTOS ESPERIMENTAIS ...................... 10
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES ................................. 11
6 CONCLUSÃO ............................................................... 13
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................. 14
1 - OBJETIVO
Determinar a massa específica do óleo de cozinha utilizando métodos deferentes, utilizando um tubo em U e utilizando uma proveta e uma balança.
2 - INTRODUÇÃO
A densidade absoluta ou massa específica (ρ) de um fluido é determinada através de um volume (ΔV) dividido por sua massa equivalente (Δm). Seu cálculo é obtido através da equação 1 [1].
[pic 1]
Essa grandeza é uma propriedade específica, isto é, cada substância apresenta a sua própria, que a identifica e a diferencia das outras [2].
O principal equipamento utilizado para a determinação da densidade é o densímetro. Além dele, é possível utilizar um tudo em U aberto para essa medição. Neste caso, é preciso utilizar dois fluidos não miscíveis, um com a densidade conhecida e outro, a saber. A pressão sobre ambas as aberturas é equivalente à pressão atmosférica (101325 Pa). Ao adicionar os líquidos no tubo, percebe-se que as alturas dos fluidos, em ambos os lados são diferentes, devido à diferença de densidade (figura 1).
[pic 2]
Figura 1: Figura que representa o tubo em
U e as diferentes alturas dos fluidos,
devido à diferença de densidade [4].
O tubo em U segue o princípio de Pascal, que enuncia que “uma variação da pressão aplicada em um fluido incompressível, contido em um recipiente, é transmitida integralmente a todas as partes dos fluidos e às paredes do recipiente” [1] (equação 2).
[pic 3]
Sendo assim, deve-se escolher dois pontos que estejam submetidos à mesma pressão e que envolvam os dois fluidos, ou seja, o ponto de encontro dos dois fluidos e o ponto equivalente do outro lado do tubo. Sabendo que e [pic 4]substituindo-a na equação 2, obtém-se a equação 3, utilizada para o cálculo da densidade nesse sistema.
[pic 5]
3 - MATERIAIS UTILIZADOS
1. Tubo em U
2. Água
3. Óleo
4. Seringa
5. 2 Béqueres
6. Proveta
7. Balança digital
4 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Parte I. Determinando a massa específica do óleo com um tubo em U.
foi colocado a água no béquer e medida sua temperatura, depois colocou-se vagarosamente a água no interior do tubo em U e foi preenchida a seringa com óleo e vagarosamente colocado em umas das extremidades do tubo com bastante cuidado para que o óleo não se misturasse com o a água e com os resultados obtidos foi calculado a densidade do óleo a densidade do óleo.
...