Memorial justificativo escola
Por: camila.gilio • 9/9/2016 • Seminário • 834 Palavras (4 Páginas) • 4.414 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ – CEULJI
Camila Mendes Gilio
MEMORIAL JUSTIFICATIVO
Escola Ensino Fundamental e Médio
Disciplina: Prática de Projeto IV
Professor: Alessandro Alves e Edisio Barroso
JI-PARANÁ 2016
Introdução
A implantação da Escola de Ensino fundamental e médiol tem o terreno situado no Bairro Colina Park I, Quadra 63 na cidade de Ji-Paraná/Ro, não possui vizinhos pois vai de uma esquina a outra.
[pic 1]
Imagem fornecida pelo o professor Alessandro.
Partido Arquitetônico
O Partido destaca-se por sua simplicidade e funcionalidade, que foram buscadas desde o primeiro momento da ação projetual. Mesmo com o olhar mais desatento, sua leitura é fácil e esse, acredita-se, é um dos pontos fortes do projeto.
O Partido arquitetônico foi pensado no aproveitamento integral dos condicionantes climáticos em favor do conforto térmico e luminoso, no processo de concepção, cada um dos ambientes foi tratado separadamente para uma posterior aglutinação de volumes.
Dentro desse contexto, desenvolve-se uma arquitetura voltada para a sua própria função, sem renegar os aspectos progressistas do modernismo, mas capaz de fazer uso das peculiaridades do programa, como das particularidades do lugar (topografia, iluminação, ventilação e insolação) na expressão do edifício.
Implantação
Decidiu-se em implantar a unidade mais central possível do terreno, visando espaço para acesso de veículos e área de lazer, e também visando adotar uma porção mais plana do terreno. Com sua organização horizontal, o conjunto arquitetônico apresenta-s, dividido em setores porem todos os setores se interligam.
Viabilidade Técnica e Econômica
Optou-se pela laje de concreto armado por sua economia, devido principalmente à facilidade e à disponibilidade de se encontrar os materiais que a compõem, e a um custo relativamente baixo; Facilidade de execução pois não é preciso uma tecnologia avançada para construí-la, também por sua facilidade em se adaptar a praticamente todo tipo de forma e tamanho, e de maneira relativamente fácil, e principalmente pela excelente resistência à água e a diversas ações, resistência a efeitos térmicos, atmosféricos e a desgastes mecânicos.
Foi usado o forro de gesso por vários motivos, como esconder imperfeições das lajes, além de oferecer flexibilidade no projeto de iluminação, permitindo tanto distribuir uniformemente luminárias quanto localizá-las nos pontos necessários. Ele também auxilia na acústica, no conforto térmico, que desde o início tem sido prioridade no projeto por ser a região um local muito quente, associada a outros fatores determinantes, como insolação e ventilação.
Foi realizada uma pesquisa sobre materiais que diminuiria custo na obra e materiais que já possuía na região assim podendo não só mente ter um menor gasto como também favorecer os comércios da região.
ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO
A busca pelo máximo aproveitamento da iluminação natural, bem como da ventilação, pode ser percebida através de recursos como utilização de clarabóias nas áreas de circulação, o uso shaft´s. Além disso, a utilização de aberturas nos ambientes facilitam a ventilação cruzada, um dos recursos utilizados para minimizar a carga térmica no interior dos edifícios, tornando os agradáveis e confortáveis.
Cores e revestimento
Fachada
O uso das cores claras, tons pastéis, nos edifícios externamente e internamente associados às cores dissonantes, produzem um conjunto harmonioso e estável.
Em sua fachada foi escolhido o vidro insulado (ou duplo) pois trata-se de um sistema de duplo envidraçamento, com o benefício da camada interna de ar desidratado.
O sistema de duplo envidraçamento permite combinar vidros idênticos ou com propriedades diferentes, aproveitando as características de cada um, como, por exemplo, a resistência dos vidros temperados com a proteção térmica e acústica e a segurança dos laminados de controle solar, podendo ser utilizado em diversas aplicações tais como: construção civil, cobertura, estúdio de gravação, fachada, hospital, portas, janelas e refrigeração.
O conjunto é garantido pela dupla selagem: a primeira, para não haver troca gasosa; a segunda, para garantir a estabilidade do conjunto. Internamente ao perfil de alumínio, há um hidros secante, que garante a completa ausência de vapor d’água, impedindo seu embasamento. Este sistema faz com que o vidro duplo seja ótimo isolante térmico e acústico.
...