MEMORIAL JUSTIFICATIVO PROJ DE UMA FACULDADE DE ARQ&URB
Por: Cristiano Sékula • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 953 Palavras (4 Páginas) • 2.409 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR (UNIDADE CASCAVEL)
PROJETO ARQUITETÔNICO II – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
MEMORIAL JUSTIFICATIVO
CONTEXTO:
O projeto em questão, referente à instalação da FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIPAR, surge com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo um projeto amplo e dinâmico, com a intenção de auxiliar no desenvolvimento da criatividade e conhecimento dos acadêmicos em modernas e confortáveis instalações. Disponibilizando de um amplo hall, de uma ampla área para exposições, cafeteria/livraria, auditório, ambientes educacionais e laboratoriais e ainda setor administrativo e servil que dão apoio e suporte a toda a Faculdade, no projeto como se tornam visíveis as condições que foram essenciais em seu processo de criação: Funcionalidade, Conforto e Interação social.
LOTE
O lote nº 138 situado do município de Cascavel-PR tem aproximadamente 6.000m . Para o projeto este terreno se torna privilegiado por se encontrar em frente ao campus de UNIPAR já existente na cidade. Situado entre quatro vias de acessos: Uma principal de grande extensão e circulação de veículos Rua Fortaleza com 123m - Paralela a esta a Rua Padre Ricardo com 127m - Por uma rua lateral Rua Costa e Silva, com 64 m e por fim um quarto acesso à Rua Juscelino Kubistchek com 30m aproximadamente da qual possui visão para o campus já existente. Este terreno denota grande valor e importância por sua dimensão e localização na cidade.
Devido as condições de circulação e importância desse lote em relação as vias, a definição do acesso principal se tornou lógica em desenvolvendo o hall social através da Rua Fortaleza (Fachada/Via Principal). Sua topografia apresenta desníveis bem definidos entre 0,90m e 3,50m em relação ao ponto 0 (zero) na Rua Juscelino Kubistchek assim utilizando a Rua Costa e Silva para o acesso de veículos.
PROGRAMA
O programa de necessidades proposto evidencia um conjunto de ambientes educacionais distintos, porém integrados a partir dos acessos: Área de estacionamentos com 70 vagas para uso público e administrativo, Setor de exposições interno junto ao Hall de entrada que proporciona aos visitantes conhecer os trabalhos dos acadêmicos, cafeteria e livraria integradas com cozinha, área administrativa com 200m , biblioteca e salas de estudos dispostas em 80m . O setor educacional conta com 05 ateliês com em média 300m cada, 02 salas teóricas com 180m cada e ainda o auditório com 600m para uso de palestras, apresentações acadêmicas e particulares. O setor laboratorial conta com laboratório de tecnologia, mini canteiro de obras, depósito de materiais, lab. de conforto ambiental, maquetaria, dep. de trabalhos, escritório modelo de arquitetura e lab.de informática compondo-se em quase 500m .O setor administrativo abriga todo o corpo administrativo da faculdade em 200m possuindo secretaria, coordenação do curso, sala de professores, sala de reuniões e sala de atendimento acadêmico. O setor servil composto por DML, zeladoria, copa e instalações está distribuída em 40m ,
PLANO MASSA
[pic 2][pic 3]
SUB SOLO TÉRREO
[pic 4][pic 5]
1º PAVIMENTO 2º PAVIMENTO
[pic 6][pic 7]
3º PAVIMENTO 4º PAVIMENTO
FLUXOGRAMA
“Fluxo original em outro Arquivo (POWERPOINT que mandei junto)”
[pic 8]
PARTIDO ARQUITETÔNICO
O partido adotado buscou desenvolver o projeto a partir da simbologia escolhida o “Símbolo do curso de arquitetura da UNIPAR”, Desenvolver a planta a partir deste foi o grande desafio ocorrendo diversas modificações para o melhor enquadramento e organização das funcionalidades, na volumetria uma relação de monumentalidade e modernismo são marcantes na obra. Não obstante, os criadores consideraram as áreas de uso comum em seu projeto, procurando integrá-las à arquitetura, criando um jogo de cheios e vazios entre a massa edificada e os espaços livres. Possibilitando o convívio e trocas sociais em seus espaços projetados com suas áreas funcionais em torno dos grandes espaços livres. A planta desenvolvida busca o melhor aproveitamento do terreno em questão para desenvolver de forma funcional e ao mesmo tempo arquitetonicamente o projeto.
...