Mesa de Forças
Por: Lucas Verro • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 610 Palavras (3 Páginas) • 2.128 Visualizações
SUMÁRIO
Resumo---------------------------------------------------------------------------------------02
Objetivos-------------------------------------------------------------------------------------03
Introdução Teórica------------------------------------------------------------------------03
Parte Experimental------------------------------------------------------------------------03
Resultados Experimentais----------------------------------------------------------------06
Discussão------------------------------------------------------------------------------------06
Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------06
Bibliografia----------------------------------------------------------------------------------07
* RESUMO
Este relatório visa explicar as forças resultantes de um sistema em equilíbrio estático, variando-se os ângulos e os pesos atuantes no sistema em três linhas de força coplanares, com isso podemos comparar os resultados obtidos com o auxílio da mesa de força (experimental) e dos cálculos algébricos (teoria), podendo comprovar o conhecimento sobre equilíbrio de forças e sobre vetores.
* OBJETIVOS
O experimento tem como seu principal objetivo encontrar o equilíbrio entre 3 forças distintas na mesa de forças e relacionar a parte experimental com a teórica, confirmando os dados dos ângulos e dos pesos.
* INTRODUÇÃO TEÓRICA
As forças são grandezas vetoriais na Física. Sendo assim, a força tem módulo, direção e sentido e obedecem as leis de soma, subtração e multiplicação vetoriais. Este é um conceito de extrema importância, pois mostra o movimento ou comportamento de um corpo, pode ser estudado em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre ele, e não de cada uma individualmente.
Por outro lado, para obter forças resultantes, utiliza-se a lei dos cossenos e a regra do paralelogramo. Qualquer ponto material fica em equilíbrio quando exerce sobre ele uma força F. Mostrando que o módulo de F seja tal que F = P. Temos assim, atuando sobre o ponto, duas forças de mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários que a resultante das forças atuantes nesse ponto é nula, isto é, R = 0. É provado que todo ponto material estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Se o sistema está em equilíbrio e não apresenta movimento. Conclui-se que nenhuma força resultante age sobre ele. Assim, a força equilibrante anula completamente a força peso.
* PARTE EXPERIMENTAL
Para o experimento realizado em laboratório, tinha como objetivo analisar e verificar o equilíbrio de um sistema de forças. Observando o resultado obtido através de um equilíbrio entre as anilhas e cálculos, comprovando os efeitos da mudança do ângulo na força resultante.
Para esse experimento foi utilizado uma argola de metal, mesa de forças, roldanas, fio para sustentação de forças, e anilhas conforme nas figuras.
Notamos que conforme alterávamos os ângulos, tínhamos que diminuir ou aumentar o peso das anilhas para que pudéssemos ter o equilíbrio entre a argola de metal e a mesa de forças, pois quando as anilhas estavam colocadas de forma incorreta à argola de metal não se mantinha no
...