Micro controladores
Por: guilhermearaujo1 • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
PROJETO ROBÔ DE SUMO
RELATÓRIO P1
O relatório técnico para o projeto do robô de sumo deverá contemplar todos os aspectos organizacionais sobre a estrutura do projeto e do time de trabalho para o mesmo, bem como as primeiras definições sobre os aspectos técnicos do mesmo.
1.A- PROJETO PROFESSOR XAVIER.
O nome para o Robô de sumô do nosso grupo foi escolhido como “Professor Xavier”. Esse nome teve como inspiração um dos integrantes do grupo “X-man”, na verdade o líder do grupo. Além de ser o único super-heroi sobre rodas, o Professor Xavier tem como sua principal arma a inteligência. Esse é o nosso intuito, criar um projeto que consiga vencer seus oponentes utilizando uma lógica inteligente
1.B- INTEGRANTES E SUAS RESPONSABILIDADES.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INTEGRANTES
GUILHERME ARAUJO BRUNO ALISON DIEGO OLIVEIRA DIEGO RODRIGO
Desenvolvimento da estratégia do robô. x x
Definição dos componentes eletronicos x x
Definição de hardware x x x x
Definição de software x x x x
Desenvolvimento de software x x x x
Simulação de funcionamento em software x x
Simulação de funcionamento em protoboard x
Montagem da PCB x
Elaboração de desenho conceitual para o chassi do robo x
Elaboração de desenhos executivos (autocad 2D) x
Cálculo de Budget. x
Cotação e compra dos materiais x
Confecção de estrutura mecãnica para o robô. x x
Instalação eletroeletronica do robô x x
Teste de funcionamento do conjunto completo x x x x
Ajustes e acabamentos x x x x
1.C – Escopo do projeto
O projeto “professor Xavier” tem como objetivo participar da batalha de robôs de sumô que acontecerá durante o recesso da faculdade com data indeterminada. Basicamente, a batalha consiste no duelo de dois robôs autônomos entre si. Esses robôs são dispostos em uma arena, onde cada robô possui táticas para localizar e atacar seu oponente de forma que consiga retira-lo da arena. O robô que conseguir retirar seu oponente do ringue é considerado campeão. É importante ressaltar que as técnicas de ataque não poderão causar danos aos adversários, e nem ao ringue. Esse projeto foi solicitado a nós alunos para que possamos desenvolver nossas habilidades em assuntos pertinentes á robótica, eletrônica, mecânica, elétrica, automação e programação, utilizando as técnicas que aprendemos durante o decorrer do curso.
O robô deverá ser autônomo, ou seja, deverá ser capaz de desempenhar funções sem a interferência humana, a partir de uma rotina computacional previamente programada. Deverá possuir uma largura e comprimento máximo de 20 cm, sendo sua altura ilimitada. Seu peso deverá ser de no máximo 3 kg. O nome do robô deverá estar fixado em seu chassi, permitindo aos espectadores e organizadores a fácil identificação do mesmo. O robô deverá iniciar seus movimentos após o período de 5 segundos a partir de um comando realizado por algum dos integrantes. Deverá possuir dois tipos de sensores:
• Sensor ótico: Realiza a leitura das linhas do ringue para evitar que o robô caminhe para fora dele
• Sensor ultrassônico: detecta a presença de objetos dentro de uma área limitada, e determina a posição do oponente.
A maior parte dos matérias que comporão a estrutura do chassi robô serão utilizados de matérias recicláveis encontrados em deposito de sucata.
Obs: os sensores descritos neste escopo poderão sofrer alteração de acordo com o decorrer do projeto.
O custo do previsto para esse projeto será relativamente baixo, devido ao fato de reaproveitarmos materiais e equipamentos recicláveis, encontrados em depósitos de sucata, tais como: Motores, ferragem para chassi, rodas, carroceria e etc.
Para a elaboração do projeto em questão, será necessário o uso dos laboratórios da faculdade para desenvolvimento e testes em software, desenvolvimento e testes em PCB, confecção da estrutura mecânica do robô, testes de campo, e teste final na arena do torneio.
O robô não deverá possuir qualquer tipo de dispositivo de interferência com a intensão de saturar os sensores dos oponentes, ou peças mecânicas que possam danificar o robô adversário ou danificar o ringue. Nenhum tipo de gás, liquido ou qualquer outro
...