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Micro controladores

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

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PROJETO ROBÔ DE SUMO

RELATÓRIO P1

O relatório técnico para o projeto do robô de sumo deverá contemplar todos os aspectos organizacionais sobre a estrutura do projeto e do time de trabalho para o mesmo, bem como as primeiras definições sobre os aspectos técnicos do mesmo.

1.A- PROJETO PROFESSOR XAVIER.

O nome para o Robô de sumô do nosso grupo foi escolhido como “Professor Xavier”. Esse nome teve como inspiração um dos integrantes do grupo “X-man”, na verdade o líder do grupo. Além de ser o único super-heroi sobre rodas, o Professor Xavier tem como sua principal arma a inteligência. Esse é o nosso intuito, criar um projeto que consiga vencer seus oponentes utilizando uma lógica inteligente

1.B- INTEGRANTES E SUAS RESPONSABILIDADES.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

INTEGRANTES

GUILHERME ARAUJO

BRUNO ALISON

DIEGO OLIVEIRA

DIEGO RODRIGO

Desenvolvimento da estratégia do robô.

x

x

 

 

Definição dos componentes eletronicos

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Definição de hardware

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Definição de software

x

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x

Desenvolvimento de software

x

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x

x

Simulação de funcionamento em software

 

 

x

x

Simulação de funcionamento em protoboard

x

 

 

 

Montagem da PCB

 

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Elaboração de desenho conceitual para o chassi do robo

 

 

x

 

Elaboração de desenhos executivos (autocad 2D)

 

 

x

 

Cálculo de Budget.

 

 

 

x

Cotação e compra dos materiais

 

 

 

x

Confecção de estrutura mecãnica para o robô.

x

 

 

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Instalação eletroeletronica do robô

 

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x

 

Teste de funcionamento do conjunto completo

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Ajustes e acabamentos

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1.C – Escopo do projeto

O projeto “professor Xavier” tem como objetivo participar da batalha de robôs de sumô que acontecerá durante o recesso da faculdade com data indeterminada. Basicamente, a batalha consiste no duelo de dois robôs autônomos entre si. Esses robôs são dispostos em uma arena, onde cada robô possui táticas para localizar e atacar seu oponente de forma que consiga retira-lo da arena. O robô que conseguir retirar seu oponente do ringue é considerado campeão. É importante ressaltar que as técnicas de ataque não poderão causar danos aos adversários, e nem ao ringue. Esse projeto foi solicitado a nós alunos para que possamos desenvolver nossas habilidades em assuntos pertinentes á robótica, eletrônica, mecânica, elétrica, automação e programação, utilizando as técnicas que aprendemos durante o decorrer do curso.

O robô deverá ser autônomo, ou seja, deverá ser capaz de desempenhar funções sem a interferência humana, a partir de uma rotina computacional previamente programada. Deverá possuir uma largura e comprimento máximo de 20 cm, sendo sua altura ilimitada. Seu peso deverá ser de no máximo 3 kg. O nome do robô deverá estar fixado em seu chassi, permitindo aos espectadores e organizadores a fácil identificação do mesmo. O robô deverá iniciar seus movimentos após o período de 5 segundos a partir de um comando realizado por algum dos integrantes.  Deverá possuir dois tipos de sensores:

  • Sensor ótico: Realiza a leitura das linhas do ringue para evitar que o robô caminhe para fora dele
  • Sensor ultrassônico: detecta a presença de objetos dentro de uma área limitada, e determina a posição do oponente.

A maior parte dos matérias que comporão a estrutura do chassi robô serão utilizados de matérias recicláveis encontrados em deposito de sucata.

Obs: os sensores descritos neste escopo poderão sofrer alteração de acordo com o decorrer do projeto.

O custo do previsto para esse projeto será relativamente baixo, devido ao fato de reaproveitarmos materiais e equipamentos recicláveis, encontrados em depósitos de sucata, tais como: Motores, ferragem para chassi, rodas, carroceria e etc.

Para a elaboração do projeto em questão, será necessário o uso dos laboratórios da faculdade para desenvolvimento e testes em software, desenvolvimento e testes em PCB, confecção da estrutura mecânica do robô, testes de campo, e teste final na arena do torneio.

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