Modelo de uma planta de produção didádica
Por: tassio.petry • 1/9/2019 • Trabalho acadêmico • 4.905 Palavras (20 Páginas) • 204 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução 1
2. Objetivos 2
2.1. Objetivo geral 2
2.2. Objetivos específicos 2
3. Metodologia 3
3.1. Estratégia de Produção 3
3.2. Manufatura Integrada 4
3.3. F.M.S. 6
3.3.1. CLP 6
3.3.2. Sistemas Supervisório 9
3.3.3. OPC 10
3.4. Organização Industrial 11
3.4.1. Custos 11
3.4.2. Ponto de equilíbrio (P.E.) 15
3.4.3. Layout 17
3.5. Robótica 19
4. Cronograma 22
5. Executores 23
6. Problemas e soluções 24
7. Conclusão 25
8. Referências 26
9. Apêndice e Anexos 27
- Introdução
Segundo Rosário, “nos últimos anos o mundo vem presenciando enormes avanços na microeletrônica; os circuitos eletrônicos são cada vez mais rápidos e eficientes, com redução significativa de dimensões e custos. Associados diretamente à microeletrônica, os sistemas microprocessados digitais e a ciência da computação também se desenvolvem rapidamente, num círculo virtuoso com o desenvolvimento de computadores mais poderosos com capacidade de implementação de aplicações mais complexas, que por sua vez exigem cada vez mais capacidade computacional”.
O Projeto Integrador 3 nos propõe a elaboração de um processo de fabricação automatizado e flexível (FMS) utilizando vários conhecimentos como estratégias, projetos e desenvolvimento, visando a fabricação do seguinte produto, composto por duas peças iguais que quando unidas formam um conjunto, cujo volume mensal é de 5.000 conjuntos/mês:
[pic 1]
Figura 01: Desenho 2D das peças propostas inicialmente.
Para isso deveremos desenvolver um sistema flexível de manufatura (FMS) que nos sirva para a confecção da peça acima, com o melhor tempo e o menor custo possíveis, agilizando os processos e sempre buscando qualidade no produto.
- Objetivos
- Objetivo geral
Projetar um sistema flexível de manufatura para atender as especificações propostas para o projeto utilizando os equipamentos existentes na sala A-007 da UTFPR e todo o conhecimento proposto pelas matérias do curso de tecnologia em mecatrônica industrial, em especial, as do sexto período.
- Objetivos específicos
- Desenvolver o projeto mecânico utilizando o sistema CAD/CAM;
- Desenvolver os programas CNC para torno e fresadora;
- Desenvolver programa e digrama para controle do robô;
- Desenvolver programa do CLP;
- Desenvolver sistema de inspeção sem contato por visão;
- Integrar todo o processo produtivo;
- Estabelecer comunicação entre os equipamentos envolvidos;
- Elaborar um sistema supervisório para monitorar o processo;
- Elaborar documentação referente ao projeto desenvolvido.
- Metodologia
Este capítulo da metodologia será subdividido por matérias, as quais foram cursadas no sexto período e somaram conhecimento para a realização do Projeto Integrador 3, além das matérias já cursadas em semestres anteriores.
- Estratégia de Produção
A estratégia da produção é importante dentro de uma indústria, pois é ela quem dita o ritmo de produção, modo, quantidade, etc., baseada na quantidade de máquinas disponíveis.
A estratégia adotada por nossa equipe foi a de realizar a execução de uma peça passando primeiramente pelo torno e em seguida pela fresadora, depois realizamos a sua medição via sistema de visão (um tipo de inspeção sem contato) e se aprovada, será levada até a frente do armazém e caso seja rejeitada, assim que passar pelo último sensor posicionado na esteira, um atuador a retirará da esteira e a jogará para o setor de retrabalho manual.
[pic 2]
Figura 02: Fluxograma simplificado do processo.
...