Montagem de armadura abc
Por: Douglas Rafael Guilherme • 14/4/2016 • Projeto de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 410 Visualizações
1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
Este procedimento visa estabelecer critérios para execução de montagem de armadura bem como estabelecer padrão satisfatório de qualidade e produtividade. Aplica-se a todas as obras da ACB Construtora & Incorporadora, verificando cada caso em função das condições da obra a ser implantada (tamanho, referencias, etc).
2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Projeto de arquitetura, projeto executivo, projeto estrutural e implantação.
3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
|
|
4. MÉTODO DE EXECUÇÃO
4.1. Condições para o início dos serviços
Os materiais e equipamentos devem estar disponíveis, bem como o projeto estrutural definido e aprovado para uso.
4.2. Execução dos serviços
4.2.1 Corte da armadura
Cortar os fios e as barras de aço seguindo as orientações e dimensões definidas em projeto estrutural. Atentar para os comprimentos definidos em projeto para os transpasses e arranques mínimos em vigas e pilares.
Dobrar as pontas em “L” ou em forma de gancho sempre de acordo com as orientações e dimensões de projeto. É necessário atentar para o não dobramento das barras em curvas muito acentuadas, pois elas podem causar a quebra ou enfraquecimento das regiões da dobra.
Organizar as armaduras em forma de kits (devidamente identificados) para cada peça a ser montada (área de laje, pilar, viga, etc.).
4.2.2. Montagem das armaduras de vigas
A seqüência de montagem deve ser a seguinte: posicionar duas barras de aço. Colocar todos os estribos, fixando somente os das extremidades. Em seguida, posicionar as demais barras e amarrá-las aos estribos de extremidade. Depois de posicionar os demais estribos conferir os espaçamentos e número de barras longitudinais e de estribos. Amarrar firmemente o conjunto em todos os pontos de contato.
Colocar um estribo no topo dos arranques dos pilares e outro na altura da laje, garantindo a posição das barras longitudinais. Colocar os protetores nas pontas dos arranques.
Garantir, sempre, o acesso do vibrador em regiões com “congestionamento de ferragem”, verificando a posição e a distância entre as barras.
Observar se o cobrimento mínimo das armaduras está satisfeito, principalmente no cruzamento entre pilares e vigas. Colocar espaçadores a uma razão média de cinco peças por metro quadrado, atentando para que seja considerada a área de todas as faces das peças, não permitir que a armadura tenha algum ponto de contato com as formas.
...