TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Climáticas no Município de Paragominas PA

Por:   •  3/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

        Universidade do Estado do Pará- UEPA[pic 1][pic 2]

                  Centro de Ciências Naturais e Tecnologia- CCNT

Curso de Engenharia Florestal- Campus VI

Disciplina: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.

Edson Bruno Santos da Silva

Gesivaldo Ribeiro Silva

Julyana Souza Cordeiro

Wilson Fernando Rodrigues Stefanelli

Thiago de Oliveira Santos

        

PRÉ-PROJETO: AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO

MUNICIPIO DE PARAGOMINAS-PA

Paragominas-PA

Novembro-2018

INTRODUÇÃO

As alterações climáticas são um grande problema ambiental que vem aumentando gradativamente ao decorrer dos anos, com a revolução industrial houve um grande aumento nas emissões de gases como o Monóxido de Carbono (CO) e o Dióxido de Carbono (CO2), porém no Brasil o grande causador dessas mudanças é a perca das nossas florestas. Para situarmos nossa questão sobre as alterações climáticas que são influenciadas pelo uso da terra e pelo desmatamento de áreas de floresta, tendo assim consequências em seu clima, pelo fato de grande parte das alterações climáticas se ocasionarem por meio da degradação do meio “verde”, que se perde na região amazônica, como acorreu no município de PARAGOMINAS-PA, que é foco desta pesquisa.

A retirada da floresta nativa por meio das queimadas e a sua conversão em diferentes usos como, a pecuária extensiva, e a exploração mineral, tornaram-se uma prática comum nos últimos anos, causando mudanças estruturais drásticas na Amazônia e no contexto social, político, econômico e ambiental brasileiro. Com isso, a região Amazônica foi considerada a principal fonte de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil, responsável pela variabilidade climática e outras desastrosas implicações. Na atualidade, o desmatamento e as mudanças de uso da terra são os principais alvos das políticas públicas de mitigação às mudanças do clima. (LOUISE, THAYNARA, CRISTINA, et al;2014.)

Desde a sua fundação em 23 de janeiro de 1961, o município de Paragominas está inserida em muitas destas problemáticas, sofrendo grande repreensão por parte do governo, sendo obrigada a mudar suas atividades econômicas em relação ao meio ambiente devido sua economia girar, principalmente, em torno do setor madeireiro e da pecuária, o que afetou diretamente o microclima da região além de outros fatores negativos.

DESENVOLVIMENTO

O município de Paragominas se encontra com vários tipos de solos, sendo um fator que contribui com o clima. Mudanças na cobertura do solo da floresta diminuem a evapotranspiração e as umidades aumentam a temperatura na região e podem provocar mudanças sérias no clima regional e mundial, fazendo com que fatores como a temperatura, e velocidade do ar, tenham relações com o regime de chuva, na vegetação e na permeabilidade do solo.

Paragominas foi planejada no tempo em que o governo incentivava o desmatamento da região amazônica, com conceito de que a floresta seria um fator que atrasaria o desenvolvimento e vendo à apenas como meio de renda, resultou com que Paragominas tivesse um rápido processo de ocupação e desenvolvimento através do polo madeireiro e da pecuária, influenciando assim diretamente no clima da região. Anos mais tarde, teria como reverter esses danos? Seria com a criação das politicas publicas. O município foi obrigado a se reformular buscando manter seu polo madeireiro e pecuarista, porém, se preocupando em como reflorestar e ao mesmo tempo manter a as atividades econômicas.

Pensando nisso, os polos madeireiros deixaram de focar na retirada de madeira nativa e passaram a focar na madeira de reflorestamento, e na pecuária, os fazendeiros foram incentivados a melhorar seus pastos para manter sua produção sem precisar abrir novas áreas, além da implantação do novo Cadastro Ambiental Rural (CAR) que os obrigava a manter as áreas de conservação permanente, e fora criado também o projeto “município verde”, onde visava o reflorestamento e a conscientização dos moradores, e empresas instaladas na cidade, a preservar e valorizar o meio ambiente, na busca de uma mudança na preservação da natureza e em sua sustentabilidade, sem precisar degradar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (185.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com