Multidisciplinar
Tese: Multidisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: refrediani • 25/5/2014 • Tese • 411 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Aula- tema 03: Comece com um fim em mente.
Observando primeiramente a letra da música “Estudo Errado”
A música de Gabriel Pensador aborda um tema que é recorrente nas nossas discussões que é a falência do ensino tradicional. Aliás, hoje com o suporte nestas discussões consigo me posicionar como vítima desta prática que sofri na educação básica e posso afirmar o quanto ela prejudicial para a formação dos indivíduos, principalmente, na sua relação com a sociedade. A boa notícia que posso trazer é que minhas lembranças deste período não muito distante é que já percebia algumas mudanças na prática profissional de alguns professores, poucos é verdade, mas as mudanças, necessárias, já vinham ocorrendo.
Portanto, a nossa caminhada no sentido de transformarmos a educação da forma como ela é praticada é uma tarefa que exige grandes esforços de todos aqueles que estão direta e indiretamente envolvidos. Precisamos fazer com as contestações ao método tradicional de ensino saia do campo das discussões e alcance as salas de aula possibilitando aos alunos novas abordagens didáticas e metodológicas que proporcionem uma aprendizagem que aborde os conteúdos como base deste processo e não como fim; que fuja do ensino enciclopédico e passe a se preocupar com os conteúdos significativos; que veja o aluno como sujeito crítico que constrói o conhecimento e não apenas como depositário do mesmo; enfim que adeque o processo de ensino-aprendizagem as necessidades de formar indivíduos capazes de atuar de forma autônoma na sociedade.
CONCLUSÃO
Pensador nos faz refletir sobre a postura de uma educação tradicionalista, pela qual as escolas não cumprem o seu papel corretamente de forma que envolva realmente o aluno para que o mesmo possa aprender a conhecer seu real valor dentro da sociedade.
A música nos trás a uma realidade em que os pais e professores só cobram ou exigem boas notas e não se preocupam em evitar que os alunos usem o método errado da decoreba para cumprir uma tarefa, e não para aprender de fato.
Pode-se notar também no vídeo o dia-a-dia de uma escola onde o professor(a) reprime, rotula e desanima com palavras duras seus alunos e famílias que não acompanham a vida escolar da criança, mas cobram a nota dez não admitindo uma média menor, ainda que o suporte principal esperado pelo mesmo não seja apenas notas e sim o amor da família.
Sendo assim, se faz necessário que escola, família e sociedade unam-se em prol de objetivos únicos para o engrandecimento de maneira eficaz e significativos na vida do educando.
...