Negócios Eletrônicos
Monografias: Negócios Eletrônicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leibarg • 6/10/2013 • 332 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
A categoria de comércio eletrônico no qual o empregado é o foco, Business to employee ou resumidamente B2E, trata das relações entre as empresas e seus empregados, e deles mesmos. Consiste em um conjunto de aplicações que objetivam facilitar a comunicação entre a empresa e seus colaboradores, além disso, é um meio de agregar valor aos colaboradores, desenvolvendo recursos de conhecimento que representam fatores estratégicos da organização.
Hoje a comunicação acontece por meio de um Portal Corporativo ou Intranet, direciona o funcionário a um único ponto para acesso a todas as informações relevantes, ferramentas de colaboração, aplicações e serviços que precisa para realizar seu trabalho. Do ponto de vista da empresa, representa economia e produtividade aumentadas.
Os portais são personalizados para atender as diferentes necessidades de informação de cada pessoa, permitindo que cada funcionário passe a ter uma janela única que agrupa todas as informações necessárias à execução do trabalho diário.
Nesses portais empresariais contemplam as seguintes vertentes da estratégia B2E.
• eCompetency - Gestão de Competências;
• eLearning - Processo de Aprendizagem;
• e-Recruitment - Processo de Recrutamento;
• Content Management - Gestão de Conteúdos;
• Web Sites;
• Knowledge Management - Gestão do Conhecimento
Com base no conceito de B2E, entende-se que seus únicos objetivos são proporcionar a empresa e ao empregado uma vida de comunicação direta, desenvolver e capacitar seus funcionários e facilitar o acesso a informações e processos internos aumentando a produtividade e a satisfação do empregado.
Desta forma pode-se afirmar que o B2E é uma ferramenta que não se integra com os outros processos do Ambiente de Negócios Eletrônicos, pois todos os processos que não o B2E se posicionam no relacionamento e atendimento com consumidores sejam eles outras empresas, pessoas físicas ou setores governamentais enquanto o referido processo é desenvolvido para sanar os problemas nos processos internos e de recursos humanos das empresas.
Então quando um funcionário passa a ter relação com o Governo, empresa em que não é funcionário ou com outro Consumidor ele assume o papel de Consumidor também, portanto não é necessário fazer essa ligação visto que ela já existe.
...