O ACIONAMENTO PNEMÁTICO
Por: DannyloAlves • 18/9/2017 • Trabalho acadêmico • 953 Palavras (4 Páginas) • 183 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ACIONAMENTO PNEMÁTICO
PROFESSOR: CARLOS WAGNER SANTOS LIMA
ALUNO: ILDERSON DE QUEIROZ MENDES FERREIRA
JUAZEIRO DO NORTE – CE
2013
SUMÁRIO
1 OBJETIVOS
2 INTRODUÇÃO
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 COMPRESSORES
3.2 RESFRIADORES
3.3 SECADORES
3.4 FILTROS COALENCENTES
4 IMAGENS
4.1 COMPRESSORES
4.2 RESFRIADORES
4.3 SECADORES
4.4 FILTROS COALENCENTES
5 CONCLUSÃO
6 BIBLIOGRAFIA
OBJETIVOS
O trabalho aqui desenvolvido tem como intuito dar início à construção do conhecimento na área de acionamento pneumático. Visando destacar as definições, tipos, funcionamento e os fabricantes dos compressores, resfriadores, secadores e filtros coalescentes, sendo estes, parte dos componentes de grande importância no funcionamento satisfatório de um circuito pneumático.
INTRODUÇÃO
Ar comprimido é uma fonte de energia essencial, amplamente utilizada em toda a indústria. Por ser uma ferramenta que oferece segurança, potência e confiabilidade, torna-se muitas vezes a parte mais importante de um processo de produção.
As principais características do ar aplicadas em sua utilização são: a compressão e a expansão. É a partir desses dois princípios que o acionamento pneumático funciona. Levando em consideração a pressão relativa, absoluta e atmosférica do ar.
COMPRESSORES
Definição
Compressores são máquinas ou equipamentos responsáveis por admitir ou sugar o ar da atmosfera, comprimi-lo e enviá-lo para um reservatório de armazenamento.
O compressor de ar é o componente básico de qualquer sistema pneumático. É um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão do ar na sua utilização.
Tipos
Pistão
São aqueles onde o movimento de um pistão num cilindro, bombeia o ar em uma direção e gera o fluxo de ar, onde esse pode ser comprimido e armazenado em cilindros para um melhor desempenho ou utilizado diretamente. Esse tipo de compressor possuem válvulas unidirecionais para que o ar mantido no cilindro não retorne para a bomba, assim não prejudicando seu funcionamento.
Parafuso
São aqueles onde o ar é forçado para a câmara através de seus movimentos. Compressores rotativos podem ser bidirecionais, ou seja, pode ao mesmo tempo em que sopra o ar, em outra extremidade, sugá-lo, criando aspiração.
Funcionamento
Durante seu funcionamento ele transforma movimentos mecânicos adquiridos de motores elétricos ou à combustão em ar comprimido, aumentando a pressão do ar e provocando o aumento de sua temperatura.
Fabricantes
- Hoerbiger do brasil;
- Micro análise;
- Multiflow industrial;
- Star hoss;
- Deltra;
- Work air equipamentos industriais;
RESFRIADORES
Definição
Os resfriadores de ar comprimido são equipamentos responsáveis pela diminuição da temperatura do ar comprimido que sai do compressor à elevadíssima temperatura. E se não resfriado pode causar danos nas máquinas e prejuízos com a baixa qualidade do ar comprimido.
Tipos
- Resfriadores a ar;
- Resfriadores refrigerados a água;
Funcionamento
A primeira e essencial etapa de um sistema de tratamento de ar comprimido consiste em reduzir a temperatura do ar até os níveis mais próximos de ambiente, pois é comum temperaturas até maiores que 100°C após a compressão.
Eles possuem, em sua maioria, um ventilador que aspira ar externo e o resfria por um sistema de circulação e evaporação de água, produzindo um ar limpo e resfriado.
Fabricantes
- RFE;
- Metalplan;
- Zaffa;
- Termo-Tec;
SECADORES
Definição
Durante a admissão, armazenamento e utilização do ar ocorre o acúmulo de umidade no ar, acarretando no aparecimento de água, o que é completamente desinteressante para o funcionamento satisfatório de um sistema com acionamento pneumático. A função do secador é reduzir o máximo possível dessa umidade visando maior eficiência e segurança para o sistema.
Tipos
- Secador por Refrigeração;
- Secador por Absorção;
- Secador por Adsorção;
Funcionamento
O secador por refrigeração tem por princípio de funcionamento a diminuição da temperatura do ar comprimido quente e úmido num trocador de calor resfriado por um gás frigorífero (que produz ou conserva o frio). A temperatura do ar comprimido chega próximo aos 3ºC de temperatura provocando a condensação do vapor de água, que é separado do ar por um separador. Um purgador (válvula automática que abre para descarregar o ar, e se fecha na presença de vapor) se encarregará de drenar esta água. O ar comprimido agora frio e seco encontra com ar quente e úmido, que entra no trocador de calor, realizando seu resfriamento e se aquecendo.
...