O AUTOMAÇÃO E CONTROLE
Por: Paulo Americo dos Reis • 20/9/2021 • Resenha • 10.041 Palavras (41 Páginas) • 107 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
AUTOMAÇÃO E CONTROLE
O que é um sistema de automação?
A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia. A ideia de automação está diretamente ligada à ideia das máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana.
Significado de Automação
O que é Automação:
Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento.
Esta palavra tem origem no grego autómatos que significa mover-se por si ou que se move sozinho.
A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia.
A ideia de automação está diretamente ligada à ideia das máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana. Porém, existe um tipo de automação que se refere ao trabalho humano que é realizado em muitas indústrias, de forma contínua e repetitiva, quase “robotizada”.
A automação mecanizada é aquela que faz uso de sensores, sistemas de computação (software) e sistemas mecânicos, na linha de montagem e produção das indústrias, monitorada e controlada pelo ser humano.
Automação industrial
A automação industrial teve seu ponto de partida após 1950 com o desenvolvimento da eletrônica. Esta permitiu o aparecimento da informática e a automação das indústrias, com a utilização de modernas técnicas de produção, com destaque para a robotização, isto é, o uso de robôs controlados por computadores que realizam o trabalho de seres humanos, substituindo-os na produção de bens econômicos ou mercadorias. A automação exerce grande importância para a modernização dos processos industriais.
Automação e informática
O termo informática, fusão de informação e automática, foi utilizado pela primeira vez, na França, em 1962, quando Philippe Dreyfus, diretor do Centre National de Calcul Életronique de Bull usou para designar seu projeto de Société d’Informatique Appliquée. O consenso hoje é que informática se refere a qualquer processo de automação, por meio de sistemas computacionais, no tratamento da informação.
Significado de Controle
Significado de Controle
Controle é um substantivo utilizado para definir o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. A palavra...
O que é Controle:
Controle é um substantivo utilizado para definir o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo.
A palavra controle pode ser aplicada em múltiplos contextos, com significados semelhantes: administrar, organizar ou dominar alguma coisa ou situação.
O controle está relacionado com a administração, seja de documentos, de produtos, pessoas e etc. Neste contexto, controlar significa verificar as condições de determinada coisa, analisá-la, compará-la e organizá-la com outros itens do mesmo grupo.
Controle também é o nome dado ao mecanismo que comanda a distância aparelhos eletrônicos; controle remoto.
Na informática, o painel de controle é um dispositivo de organiza e comanda todas as ações de um dispositivo, através de um software instalado em um computador, por exemplo.
No âmbito comercial, a maioria das lojas do comércio utilizam o controle de estoque como uma forma de administrar, verificar, organizar e solucionar problemas referentes as faltas de produtos. Com o controle de estoque, por exemplo, o gerente de uma loja sabe quantos artigos saíram em comparação ao valor da faturação obtida, evitando possíveis fraudes e roubos por parte dos clientes ou de outros funcionários da própria loja.
Em inglês, a palavra controle é traduzida para control.
O que é um Sistema Automatizado?
Muito se ouve falar em automação ou sistema automatizado, mas, ao “pé da letra” você sabe do que se trata?
Automação é um sistema que utiliza processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento.
Ou seja, é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas que tem como objetivo otimizar tempo, reduzir custos e focar na qualidade do que se está produzindo.
Há, no entanto, várias áreas em que se pode aplicar um sistema automatizado, por isso, diz-se que há vários tipos de automação, são elas: automação industrial, automação predial e doméstica, automação comercial, automação bancária e de escritórios.
Vale lembrar que cada uma dessas automações possui suas características e são aplicadas de acordo com a necessidade e o contexto em que estão inseridas.
O que é Automação industrial?
Um dos sistemas automatizados mais conhecidos e utilizados no dia a dia é o da automação industrial, que nada mais é do que um conjunto de sistemas que vão alinhar as necessidades de produção. O início de tudo isso se deu na década de 1950 quando o desenvolvimento da eletrônica estava a todo vapor.
Posteriormente, a informática foi ganhando seu espaço e a indústria precisou se adaptar às tecnologias, unindo tudo isso se deu, então, a automação industrial que hoje é tão importante no terceiro setor.
Benefícios em aplicar um sistema automatizado.
Mas, quando se pensa em um sistema automatizado, logo vem à cabeça: quais são os benefícios que a automação pode trazer.
Bom, na prática são várias, desde uma empresa pequena que deseja conter custos até uma em desenvolvimento que deseja crescer e a grande que quer expandir mais ainda. Vamos a alguns dos principais benefícios:
• Aumento da produtividade:
Não há como pensar em um sistema automatizado sem focar no aumento da produtividade, este é, com certeza, um dos benefícios mais significativos atingidos com a automação industrial.
...