O Acionamento Elétricos
Por: Renan de Souza Lima Junior • 3/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.334 Palavras (6 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
M.A.P.A. – ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
Nome: Renan de Souza Lima Junior | RA: 191468775 |
Curso: Engenharia Mecânica | Disciplina: Acionamentos Elétricos |
PRIMEIRA TAREFA: DIMENSIONAMTO DE CONDUTORES
[pic 2]
O dimensionamento de condutores é um ponto abordado na NBR5410:2004, no item 6 – Seleção e instalação de componentes.
Segundo a norma, para que seja feito um dimensionamento correto dos condutores, devemos considerar vários fatores da instalação, como: potencia do circuito, comprimento do circuito desde o ponto de entrega da distribuidora (afim de manter a queda de tensão, dentro dos limites aceitáveis), método de instalação, fator de agrupamento, fator de temperatura e a capacidade de corrente do condutor.
Como profissional você deve sempre manter fazer um dimensionamento conforme a norma e conseguir realizar implementação com o melhor custo beneficio para o cliente.
Para esta fase da atividade, responda:
- Segundo a NBR 5410, um circuito terminal não pode apresentar mais que 4% de queda de tensão.
Em uma indústria uma máquina vai ser instalado a 55 metros do quadro de distribuição geral (QDG). Este maquina trifásica, 220V, de 75KVA de potência elétrica. Considerando condutores de cobre, qual deve ser a secção mínima dos condutores, para atender a norma, considerando 4% de queda de tensão
Resposta 1.1) [pic 3] |
- Segundo a NBR 5410, o dimensionamento do condutor terra (ou de proteção), devem ser baseados nos dimensionamentos dos condutores de fase, quando os condutores tanto de fase como de proteção, forem do mesmo metal. Considerando que os fatores ambientais (°C), deem condições da secção do condutor acima ser utilizado para a ligação da máquina, qual deve ser a bitola do condutor de proteção.
Resposta 1.2) Na página 45 do nosso livro encontramos a tabela 08, que trata da seção reduzida do condutor neutro, que nos mostra: Se o condutor de fase for menor ou igual a 25mm² deve ser utilizada a mesma seção do condutor de fase. Se o condutor de fase for maior que 25mm² o condutor de proteção poderá ter a metade da seção de fase. Abaixo está a tabela do livro com os valores descritos. [pic 4] |
SEGUNDA TAREFA: DIMENSIONAMTO DE CONDUTORES
[pic 5]
Motores elétricos, são itens presentes em quase todas as indústrias, pois são o meio mais utilizado para transformar energia elétrica em energia mecânica.
Podemos dizer que praticamente todo tipo de indústria possui alguma máquina, ou mecanismo que utilize motores, seja a indústria de processamento de grãos, aviário, metalúrgicas, entre outros.
A imagem da figura no início desta tarefa é uma placa de identificação de um motor elétrico, de acordo com as especificações técnicas deste motor, responda as questões abaixo.
2.1 Qual a corrente de partida deste motor, quando o mesmo está ligado a uma tensão de 380V? E qual a corrente de partida quando o motor está ligado a uma rede 660V?
Resposta 2.1 Para calcular a corrente de partida, multiplica-se o valor Ip/ (rotor bloqueado) pela corrente informada na placa do motor em cada tensão:
[pic 6] [pic 7]
[pic 8] [pic 9] |
2.2 Quais são os tipos de rolamentos utilizados neste motor?
Resposta 2.2 Segundo a placa de identificação do motor, traz a informação da massa do motor e quais os modelos de rolamentos utilizados. Tanto no mancal dianteiro (LA) como no traseiro (LOA) os rolamentos são rígidos de esferas modelo 6212 ZC3, conforme a imagem da placa de identificação. [pic 10] |
TERCEIRA TAREFA: DIMENSIONAMTO DE CONDUTORES
[pic 11]
Partidas de motores elétricos de grande porte, geram oscilações na rede elétrica, ocasionando distúrbios em equipamentos, e até a danificação nos motores. Em função disso foram desenvolvidos métodos para amenizar estes distúrbios, como acionamentos por meio de chaves de partida, Soft starter, e inversores de frequência.
Acerca estes itens e suas aplicações, responda as questões abaixo.
3.1 Faça uma descrição das vantagens e desvantagens e recomendação para o uso de chaves de partida, softstarter ou inversor de frequência para a partida de motores de médio porte.
Resposta 3.1 Na utilização de chaves de partida eletrônicas, como no soft starters e inversores de frequência, o motor poder ser acelerado/desacelerado com a utilização do soft starter, e podendo ter sua velocidade de rotação também controlado com a utilização do inversor de frequência. Rampa de tensão na desaceleração: Com a rampa o soft-starter estará reduzindo a tensão de saída até um valor mínimo, conforme o tempo programado pelo parâmetro. Portanto com a redução da tensão aplicada no motor, ele perde o conjugado, e consequentemente, ocorre um aumento do escorregamento. Esse aumento do escorregamento faz o motor perder velocidade, assim reduzindo a velocidade de carga. E importante ter a rampa, pois permite que as cargas mecânicas, como as bombas centrífugas, possam ser desativadas sem que ocorram efeitos indesejados, como é o caso do golpe de aríete. No soft starter, o inversor de frequência industrial disponibiliza uma quantidade de parâmetros, bastante superior, além do fato que o inversor além de dar partida, para proteger o motor, lhe permite controlar a velocidade de operação do motor, assim disponibilizando parâmetros adicionais que permitem realizar tal controle.
Os inversores de frequência são aplicados em elevadores, escada rolantes, trituradores, misturadores, etc. Seja em motores pequeno, médio ou grande porte, são indicados onde a velocidade precisa ser mantida, apesar das variações de carga. No caso do Soft-starter, são aplicados em lugares de fontes de energia não confiável e/ou fracas e principalmente para auxiliar na partida dos motores. Ou seja, depende do modelo do equipamento, ele possibilita a dar partida e parada suave de vários motores (através da função bypass), e realizar a proteção do sistema, assim permitindo, que o motor atinja sua melhor performance independente de seu porte. Além disso, a soft-starter pode substituir os tradicionais modos de ligação estrela-triangulo, chave compensadora e partida direta. Os motores pequenos (abaixo dos 3CV), o inversor de frequência pode-se comparar o custo a um soft starter e, portanto, mostra-se uma vantagem a medida que também pode oferecer uma rampa de partida e frenagem. Entretanto essa relação desaparece quando se tratamos de motores com maior potência. |
...