O Ackermann Final Conceito
Por: vh789 • 11/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 314 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
Ackermann Final
Conceito
A geometria de Ackermann determina a forma que uma roda irá esterçar em relação a outra, desta forma, cada roda girando em um arco circular com o ângulo correto, eliminando o deslizamento lateral. A geometria possui a forma de trapezio, fazendo assim que as rodas girem em velocidades diferentes. Através do ajuste da geometria, ocorre a otimização da direção tornando o sistema mais eficiente em curvas,.
[pic 1]
Quando um automóvel percorre um a trajetória curvilínea suas rodas rolam sobre duas circunferências concêntricas. Os pneus operam com ângulos de escorregamento consideráveis e as forças no lado interno são muito menores que do lado externo da curva. Para que nenhuma roda sofra deslizamento lateral é necessário que a roda dianteira interna gire um ângulo, δ i, maior que o da roda externa, δo, já que o raio da circunferência interna é menor que o da externa.
[pic 2]
Geometria de Ackermann. Gillespie, 1982.
[pic 3]
Arranjo de barras de forma trapezoidal. Gillespie, 1982
Existem três possibilidades de geometrias Ackermann, conforme se pode ver na figura a seguir :
[pic 4]
Geometrias de direção de Ackermann
Na geometria o Ackermann clássico, o pneu interno apresenta um ângulo de deriva maior do que o pneu externo.Ja na geomtria Ackermann reverso , como o propio nome diz, o angulo do pneu externo é maior do que o pneu interno.No ackerman paralelo os angulos sao iguas.
A geometria de Ackermann é eficiente quando velocidades são pequenas, como em automóveis de passeio,para altas velocidades,como em carros de corrida ,é comum o uso de Ackermann paralelo ou até de Ackermann reverso pois normalmente em pistas os raios das curvas são grandes e o esterço é baixo e porque utilizando o veículo em seu limite o controle do pneu externo a curva é mais importante por possuir maior carga.
[pic 5]
...