O Ambiente e Doenças do Trabalho
Por: alsc • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
Disciplina: Ambiente e Doenças do Trabalho
Identificação da tarefa: Tarefa 4. Quarta tarefa da disciplina. Envio de arquivo.
Pontuação: 10 pontos de 40
TAREFA 4
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, serve como um indicador biológico e um termômetro de como está o funcionamento da politica de segurança ocupacional da empresa e a aderência do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Assim é imprescindível conhecer e identificar as características de um bom PCMSO e como ele interfere na segurança ocupacional de uma organização.
Isto posto: Analise o PCMSO apresentado e sua aderência a legislação vigente em especial a NR07, inferindo-se o mesmo serve como um instrumento de política de segurança e higiene no trabalho.
O texto tem tamanho livre. Vale de 10 (dez) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.
A NR-7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. A NR-7 apresenta uma série de instruções e/ou indicações para a correta elaboração do PCMSO. Entretanto, o PCMSO não é um programa isolado, deverá levar em consideração as demais NRs, como a NR-09 que está relacionada com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) identificando a situação causadora de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho fazendo com que ocorra a redução dos riscos e aumente a qualidade de vida dos trabalhadores.
Diante disso e considerando o exemplo do PCMSO enviado para análise, nota-se irregularidades no PCMSO da empresa IMUNOTECH, pois algumas das normas e atividades que devem ser executadas não estão adequadas. O PCMSO deverá conter no mínimo identificação geral da empresa, identificação dos riscos baseados no seu PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais) e plano anual de realização dos exames médicos. Após analisar as informações contidas no PCMSO da referida empresa é possível detectar pontos de melhoria no documento em estudo.
A identificação da empresa deverá conter no mínimo as informações como razão social, CNPJ, endereço, ramo de atividade, grau de risco, número de trabalhadores, horário de trabalho e turno. É possível perceber a ausência de informações, como número de funcionários e horário de trabalho, por exemplo.
A identificação dos riscos, apresentado como ações primárias, são descritas de forma sucinta, ou seja, pouco se enfatiza os riscos, onde a maioria dos trabalhadores tem ausência de exposição a eles. Não se descreve com clareza quais as metodologias para sanar os riscos encontrados. Não é possível perceber conexão com PPRA da empresa, conforme exigido pela NR.07. O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais é a base para verificação dos riscos existentes e deve auxiliar em ações mitigadoras e/ou eliminação dos riscos envolvidos nas atividades do trabalho. Os riscos envolvidos são descritos sem ser relacionados, por exemplo, com seus equipamentos de proteção que atenuam ou elimina os riscos.
...