O CIRCUITO NA ENGENHARIA
Por: Beatriz Lima • 29/9/2021 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 103 Visualizações
Considerando o conteúdo apresentado na Unidade 1, faça uma pesquisa adicional e descreva o conceito de sustentabilidade, considerando a importância do termo para o estímulo à adoção de fontes renováveis de energia.
O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta. Logo, os princípios de sustentabilidade podem estimular inovações tecnológicas, por exemplo, as energias renováveis, não poluentes em comparação à utilização de combustíveis fósseis.
Atualmente, enfrenta-se uma terrível luta contra o tempo, pois as escolhas realizadas ao longo do tempo vem descrevendo a situação vulnerável em que se encontra o meio ambiente, a busca incessante por recursos naturais, processos industriais, queima de combustíveis fósseis, tudo isso, impulsionou uma máquina gigantesca chamada capitalismo que, por sua vez, tem degradado violentamente o meio ambiente e, consequentemente a sociedade.
Sabe-se que a legislação brasileira começou a considerar em pauta a questão do meio ambiente em 31 de agosto de 1981, quando foi sancionada a Lei nº 6.398 que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente, a qual, de acordo com seu artigo 2°, tem por objetivo:
“[...] a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana [...]
(BRASIL. Política Nacional do Meio Ambiente. Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981, p. 785)”
Nesse sentido, embora exista uma Lei que tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, infelizmente, não é isso que é observado na prática nos últimos anos, tendo em vista, que o número crescente de desmatamento e queimadas no Brasil tem sido significativo.
“Floresta brasileira já ultrapassou os 89.176 focos de calor detectados de janeiro a dezembro do ano passado, chegando a 89.604 nesta quinta-feira (22).
(G1. 2020. https://g1.globo.com/natureza/amazonia/noticia/2020/10/22/queimadas-na-amazonia-em-2020-passam-numero-de-todo-o-ano-de-2019.ghtml)”
“Se nada for feito, veremos um ciclo de altos níveis de desmatamento e queimadas se repetindo anualmente, já que as áreas desmatadas são bem mais vulneráveis às queimadas na Amazônia.
(Mariana Napolitano, gerente de Ciências do WWF-Brasil, https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/amazonia__desmatamento_e_queimadas__uma_nova_tragedia_em_2020/ )”
É evidente que a responsabilidade pelas alterações negativas na natureza tem sido fruto da ação humana, porém, as grandes industrias e o Governo esquecem que toda ação gera uma reação, por muito tempo a espécie humana vem sugando os recursos naturais, portanto, a natureza leva tempo, mas a conta uma hora chega. Para a natureza se recompor, leva milhares de anos e nesse meio temo acontecem mudanças drásticas que consequentemente, proporciona malefícios para a sociedade, como exemplo, enchentes, terremotos, clima com mudança bruscas, fauna e flora se comprometem negativamente entre outros.
Braga (2006) propõe que estas questões levaram o planeta a um estágio de “crise ambiental”,
...