O CONCEPÇÃO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS PARA COMBATE Á INCÊNDIO
Por: Márcio Rogério de Holanda • 24/7/2020 • Monografia • 2.760 Palavras (12 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
SOROCABA
2018
márcio rogério de holanda[pic 6]
concepção de sistemas hidráulicos para combate á incêndio:
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Faculdade Anhanguera de Sorocaba.
Orientador: Prof. Fabiana Sevilha
Sorocaba
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
[a][b]1 INTRODUÇÃO[c]
Na pré-história quando o homem controlar e a utilizar o fogo obtido de forma natural como a queda de raios, passou a pensar em formas de proteção contra incêndios, ou formas de controle, pois esse fogo era fonte de luz, energia, preparo de alimentos, defesa, aquecimento e etc.
Essa fonte de energia, o fogo, que tantos préstimos faz ao homem, é uma força imensa que deve ser controlada. Pois o uso de irresponsável dessa energia corre-se o risco de perde o controle, quando isso ocorre sente-se os seus efeitos destruidores, denominados incêndios (sinistros).
Na base Legal de prevenção de incêndios, existem no Brasil normas ditadas pela Portaria 3.214/78 - Norma Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho e Emprego, além de Leis Estaduais e Municipais. A grande parte das normas utilizadas no Brasil e no mundo, para prevenção de incêndios no tocante a equipamentos, sistemas e treinamentos, são originárias da N.F.P.A. – “National Fire Protection Association dos EUA”, organismo norte americano de estudos e normatização de assuntos relacionados a incêndios e a prevenção destes. Sobre normas a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas como principal elaboradora das normas nacionais desse assunto.
Entende-se que a proteção contra incêndio utilizando um sistema hidráulicos é uma etapa importante para os projetos de grandes construções, propondo modelos eficientes para o seu objetivo, viáveis economicamente, atendendo as normas de segurança e sem impactos ambientais.
1.1 O PROBLEMA
Devido ao atraso em adoção de normas de proteção contra incêndio, quais as principais falhas dos projetos de proteção contra incêndio com uso de hidrantes e chuveiro automático?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Revisão de literatura e normas de proteção contra incêndio, apresentando uma análise sobre as normas atuais e tecnologias disponíveis no mercado.[d]
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Analisar as normas utilizadas no Estado de São Paulo para os projetos hidráulicos de proteção contra incêndio.
Estudar os materiais existente para os projetos de hidrantes e chuveiros automáticos, visando reduzir o peso, aumentar a eficiência e reduzir o prazo de entrega da obra.
3 JUSTIFICATIVA
O tema escolhido “CONCEPÇÃO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS PARA COMBATE Á INCÊNDIO” é de grande importância para análise de conceitos sobre a segurança das edificações na fase final de obras e ocupações.
O trabalho de análise das normas existentes no Brasil, incluindo as legislações estaduais, comparando com as principais normas internacionais, buscando verificar possíveis falhas e pontos de melhoria, é de suma importância para o andamento do projeto que deve propor melhorias com o aumento da segurança.
Um projeto eficiente de sistemas hidráulicos para combate à incêndio deve buscar as melhores soluções, com foco em redução de custo e aumento da segurança. Pois um projeto bem elaborado tem o potencial de reduzir o custo na obtenção do seguro contra incêndio e perdas por sinistro.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Lembre-se, a fonte do texto deve ser Arial, com tamanho 12. Exceto nas legendas de figuras relativas à fonte, e nas citações diretas com mais de 3 linhas, onde utiliza-se o tamanho 10. Não pule linhas entre os parágrafos.
Neste tópico é importante apresentar o referencial teórico pesquisado pelo autor sobre o tema. Você deve fazer uma breve revisão da literatura do seu tema, aborde resumidamente o conteúdo dos seus 3 objetivos. Deve ter de 3 a 4 páginas e conter as referências nas normas da ABNT.
É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter cientifico. Utilize pelo menos 4 referências diferentes.
Para auxiliar seu entendimento sobre a formatação do trabalho, seguem algumas dicas de acordo com as normas da ABNT atualizadas para o ano de 2016.
Quanto às citações, atente-se para que sejam feitas de acordo com as normas da ABNT. No livro de Metodologia disponível no AVA, o aluno encontra as instruções detalhadas para a inserção dos diferentes tipos de citação.
Sobre a forma de fazer as citações esclarece-se que:
Citação é a menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado (NBR 10520/2002).
As citações podem ser:
• diretas (transcrição literal de um texto ou parte dele);
• indiretas (redigidas pelo autor do trabalho com base em ideias de outros autores).
...