O CONTROLE DE PRAZO E EXECUÇÃO DA OBRA
Por: Gabriel Sousa • 29/5/2022 • Projeto de pesquisa • 838 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
GERENCIAMENTO DE OBRAS CIVIS – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTROLE DE PRAZO E EXECUÇÃO DA OBRA 3
3 CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO 4
4 FERRAMENTA DE CONTROLE: CAMINHO CRÍTICO 4
5 ANÁLISE GRÁFICA 5
6 CONCLUSÃO 6
1 INTRODUÇÃO
O gerenciamento de obras é uma atividade essencial no ramo da construção civil. Desde as grandes empreiteiras até as pequenas empresas prestadoras de serviço, todos precisam estar atentos à boa gestão dos recursos, prazos, funcionários e fornecedores. Por isso há uma busca por ferramentas que ajudam na gestão de obras. O bom gerenciamento não é mais um diferencial, e sim uma necessidade exigida pelo mercado.
As ferramentas para gerenciamento e planejamento podem ajudar a melhorar a gestão de obras, proporcionando maior organização, agilidade e eficiência.
2 CONTROLE DE PRAZO E EXECUÇÃO DA OBRA
[pic 1]
A imagem acima se refere ao cronograma de execução das etapas. Cada processo vinculado as etapas teve sua duração média calcula com base na quantidade de horas que se levaria para executar a tarefa. O prazo total da obra é de 36 dias corridos.
3 CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO
Para delimitação do cronograma físico-financeiro, optou-se pela segmentação das datas em números de semana da duração do projeto. Os 36 dias corridos do projeto totalizaram 6 semanas de trabalho das equipes de execução. Abaixo, segue o cronograma geral do projeto, e nos anexos consta o cronograma aberto por cada etapa.
[pic 2]
4 FERRAMENTA DE CONTROLE: CAMINHO CRÍTICO
Método do caminho crítico identifica a sequência de atividades na qual, caso uma delas atrase, todo o projeto estará atrasado, ou seja, a sequência das atividades que não tem folga.
Desta forma, o caminho crítico aponta quais atividades os responsáveis devem ter atenção redobrado.
O caminho crítico pode ter folga positiva, igual a zero ou negativa dependendo das restrições de prazo aplicadas.
O projeto deve terminar em uma data inferior a data de término mais cedo do projeto, sendo assim um exemplo de restrição de prazo que acarretará em uma folga negativa.
Um projeto pode ter mais de um caminho crítico.
Sendo assim optou-se pela escolha da ferramenta "caminho crítico", pois a mesma tem uma fácil aplicação e ajuda na otimização do tempo durante uma obra, com o caminho crítico nós pudemos facilmente entender os processos essenciais e dar prioridade aos mesmos, resultado em uma melhor distribuição de serviços na obra.
[pic 3]
5 ANÁLISE GRÁFICA
Através do estudo gráfico é possível identificar os principais picos de custo e realização de serviços. Abaixo temos uma análise gráfica montada sobre a geração de custo por etapa, trazendo sua representatividade em cada trecho.
[pic 4]
O período de maior custo seria da própria estrutura, e o de menor custo será a etapa de impermeabilização. Na perspectiva de nosso projeto, o tempo de execução não ultrapassaria mais de 1 mês e 2 semanas. Assim sendo, não teríamos problema com administração dos gastos durante o processo construtivo.
Uma estratégia para maximizar a economia, seria planejarmos com bastante antecedência os insumos e buscar a melhor proposta de fornecedores. Outra estratégia poderia ser faturar as despesas para um momento após o término da obra, para evitar comprometer o andamento.
...