AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS UTILIZANDO MODELOS BIM 4D
Por: vanessaleite89 • 12/11/2017 • Trabalho acadêmico • 454 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1]
FAAT – Faculdades Atibaia
Curso de Engenharia Civil
RESENHA:
AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS UTILIZANDO MODELOS BIM 4D
ALUNO:
Paulo Henrique da Silva Leite – RA: 4514169
Trabalho para obtenção de nota na disciplina de “Tecnologia da Construção II” sob orientação da Prof.ª. Carolina A. C. Raymundo.
FAAT – FACULDADE ATIBAIA
2017
Considerações gerais sobre a avaliação de estratégias para representação e análise do planejamento e controle de obras utilizando modelos BIM 4D.
Um desses principais desafios, podendo ser considerado uma desvantagem competitiva do sistema, é o investimento inicial necessário em toda infraestrutura a qual suportará a nova metodologia BIM. Outra desvantagem da tecnologia é o tempo necessário para a aprendizagem. O processo de treinamento é demorado, passa por toda uma readaptação da equipe e sem contar as dúvidas.
Além disso, evidenciou-se que o conceito BIM para planejamento é uma nova tendência de forma que ainda existem poucos estudos traduzidos acerca do assunto. Dessa forma, apesar das barreiras à implantação do sistema e considerando o constante crescimento do setor, projeta-se que em pouco tempo a nova metodologia se tornará indispensável a um planejamento eficiente dentro da construção civil.
A metodologia BIM aplicada ao planejamento apresenta um novo sistema de gestão de obras o qual oferece inúmeras vantagens aos métodos tradicionais. A principal vantagem fundamenta-se na automatização do processo que gera consequentemente, a redução de desperdícios nos custos e no tempo de execução do empreendimento, Detecção de erros e omissões de projeto; Obtenção automática de listas de quantidades e estimativa de custo; Análise e planejamento da construção; Suporte adicional integrado na gestão da construção; Auxílio no uso de elementos pré-fabricados; Verificação e acompanhamento das atividades da construção.
O planejamento 4D traz ainda a possibilidade de realização de animações relacionadas a construção do empreendimento o que pode gerar ganhos significativos com relação a clientes, facilitando a visualização do empreendimento por leigos no setor.
As ferramentas de análise do modelo BIM 4D incorporam o método construtivo, o espaço, a utilização de recurso e informações de produtividade de forma a possibilitar aos planejadores ajustar o sequenciamento das atividades, permite ainda fazer a simulação virtual da construção, permitindo visualizar toda a sequência temporal dos trabalhos que, no conjunto, contribuem para a otimização da execução da obra.
A cada tarefa é atribuído o tipo de construção (construção, demolição ou serviço temporário) ou comportamento visual como é o caso de elementos temporários os quais podem aparecer somente por um período específico da simulação, tudo isso para melhorar assertividade do planejamento de obras que permite visualizar etapas da obra e identificar prós e contras de cada plano de ataque, melhora visualização do planejamento e compreensão das relações entre as atividades, melhor visualização do processo de construção, contribuição de equipes de execução na elaboração do planejamento.
...