TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Por:   •  18/9/2021  •  Artigo  •  4.601 Palavras (19 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]                DEPARTAMENTO NACIONAL DE                [pic 2]

AUTOMAÇÃO DN-C

TEMA DE DUVIDAS DO HVAC-R

CONTROLE OU AUTOMAÇÃO

VOCÊ SABE QUE NO NOSSO SETOR DE ATIVIDADES, O HVAC-R, EXISTE UMA CLARA DIFERENÇA ENTRE CONTROLE E AUTOMAÇÃO? POIS É, EXISTE.

ABAIXO FAREMOS OS ESCLARECIMENTOS E AS INFORMAÇÕES SOBRE OS TEMAS:

  • CONTROLE
  • AUTOMAÇÃO
  • SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO COMSUPERVISÃO

Definição - O que é Controle

Termo utilizado para definir um estado no qual determinada ação antrópica ou processo industrial se desenvolve observando critérios ou padrões de qualidade previsíveis.

Definição - O que é Controle ambiental

Ação pública, oficial ou privada, destinada a orientar, corrigir e fiscalizar atividades que afetam ou possam afetar o meio ambiente; gestão ambiental.

O Sistema de Controle Ambiental, também conhecido pela sigla SCA, é o conjunto de operações e/ou dispositivos destinados ao controle dos impactos negativos das intervenções físicas, efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos gerados pela atividade instalada, de modo a corrigir ou reduzir os seus ...

Definição - O que é Automação

Característica projetada para uma máquina que a torna capaz de "sentir" seu mal funcionamento e de parar de funcionar.
Inglês: 
Automation

Definição - O que é Sistema

Entidade física ou conceitual composta de partes interdependentes, que interagem dentro de limites preestabelecidos, para se atingir certa (s) meta (s) comum (ns). Inglês: System

Definição – Ou ainda, O que é Sistema

Grupo de objetos ou procedimentos organizados e interconectados para desempenhar uma função desejada de uma maneira desejada.

O que é um sistema de automação?

automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia. A ideia de automação está diretamente ligada à ideia das máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana.

Os termos controle e automação já foram ponto de conflito, sobre qual seria o termo mais correto. Automação é um neologismo originado do inglês automation, e refere-se ao uso de máquinas eletromecânicas para facilitar o trabalho do ser humano ou estender sua capacidade física e mental. 

Controle refere-se ao uso de dispositivos eletrônicos (controladores) que, sem auxílio da ação humana, façam um sistema se comportar da maneira desejada.

Alguns exemplos de sistemas de controle e automação são: robôs industriais, linha de montagem de automóveis, casas inteligentes, caldeiras automáticas, refinarias de petróleo, sistemas de controle de nível em reservatórios, etc.

O nome Engenharia de Controle e Automação (que é o aceito atualmente pelo MEC) surgiu pelas ideias propostas abaixo: Controle significa Controle Automático (isto é, que se move ou age por si, sem operador) de Sistemas físicos quaisquer.

Compõe-se de dois grandes campos de conhecimento:

Controle dinâmico de sistemas dinâmicos (representados por equações diferenciais ou de diferenças, pelo menos na variável tempo);

Controle por eventos discretos de sistemas de eventos discretos (representados por modelos lógicos sequenciais).

Automação (do inglês automation) significa o emprego de máquinas para automatizar processos. Sua origem é um neologismo em língua inglesa, que na década de 60 foi adotado intensamente pelo marketing industrial.

De acordo com a Larousse Cultural (1998), os nomes Automação e Automática são definidos assim: “Automação- Parte da automática que trata dos automatismos mais complexos. Palavra utilizada pela primeira vez em 1936... na General Motors...” “Automática- Ciência e técnica da automatização, agrupando o conjunto das disciplinas teóricas e tecnológicas que intervêm na concepção, construção... dos sistemas automáticos.”

Teoria de Controle Clássica:

Dentre a teoria clássica de controle há dois tipos de sistemas: o de malha aberta e o de malha fechada. Num sistema em malha aberta, o sinal de entrada é um sinal pré-definido e o controlador busca levar o sistema ao sinal de saída desejado. As principais vantagens desse tipo de malha são a simplicidade e o baixo custo. No entanto, apresentam a desvantagem de serem imprecisos devido à falta de realimentação. Já no sistema em malha fechada, o sinal de saída é realimentado (feedback) e o controlador corrige-o, de modo a aproximá-lo do estado desejado. Seu nome é derivado do modo como as informações percorrem o sistema: entradas do processo (ex. tensão aplicada a um Motor elétrico) tem um efeito sobre as saídas do processo (e.x. velocidade ou torque do motor), que são medidas com sensores e processadas pelo controlador; o resultado (sinal de controle) é usado como entrada no processo, fechando o loop. As vantagens desse processo é a robustez, a estabilidade e a garantia de melhoria do sistema, mesmo quando os parâmetros de controle não estão no seu melhor ajuste.

O controlador Proporcional-Integral-derivativo, ou simplesmente PID, é um tipo de controlador de malha fechada que combina as ações proporcionais, integrativas e derivativas. O objetivo desse controlador é combinar as vantagens de cada ação para melhorar o desempenho do sistema. A saída do sistema (y (t)) é realimentada ao valor de referência (r (t)), através de um sensor. A diferença entre esses valores é denominada erro (e (t)). Conforme o erro gerado, o controlador (C) atua sobre o processo (P), ajustando o sinal de controle (u (t)). Se assumirmos que o controlador e o processo não variam com o tempo, podemos realizar a transformada de Laplace nessas variáveis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (2.9 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com