O Calcular o Ângulo Entre Dois Vetores
Por: paiva11212 • 23/2/2021 • Trabalho acadêmico • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 134 Visualizações
Ângulo Entre Dois Vetores
Objetivos:
-Calcular o Ângulo entre dois vetores.
-Apresentar o Ângulo no Geogebra na visualização em 3D.
Exemplo: Dado os vetores u = (-3, 4, 1), v = (5, -6, 2) calcule o ângulo entre eles.
Instruções:
1º) Abra o Geogebra Classic 5 e vá no menu opções e clique na opção “Janela de visualização em 3d ”.
2º) Feche a aba “janela de visualizção”.
A sua tela ficara assim:
Localize o campo “Entrada” que esta localizado no campo inferior da tela e insira o texto:
.u=(-3,4,1) apos inserir aperte enter:
A sua tela ficara assim depois de inserir o primeiro vetor.
.v=(5,-6,2) apos inserir aperte enter:
A sua tela ficara igual a imagen acima onde é possivel ver os dois vetores.
4º) Para terminar insira no campo “Entrada” o comando:
.Ângulo(u,v) e aperte enter:
O Ângulo entre os dois vetores é de 154,16°.
OBJETIVO
Identificar alguns transtornos de aprendizagem.
PROBLEMATIZANDO...
A partir de sua prática profissional responda as seguintes questões:
1.Como você identifica um aluno que apresenta algum transtorno de aprendizagem?
2.Você já teve algum aluno que apresentou algum tipo de transtorno de aprendizagem? Reflita sobre essa experiência.
3.Quais os transtornos de aprendizagem mais recorrentes nos seus alunos durante sua experiência profissional?
Transtornos de aprendizagem: uma breve apresentação
Nesta unidade apresentamos, sumariamente, alguns transtornos de aprendizagem. Mas o que seria efetivamente um Transtorno de Aprendizagem? Esta é outra terminologia recorrente na literatura especializada. Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da Classificação Internacional de Doenças – 10 (CID-10), elaborado pela Organização Mundial de Saúde,
O termo “transtorno” é usado por toda a classificação, de forma a evitar problemas ainda maiores inerentes ao uso de termos tais como “doença” ou “enfermidade”. “Transtorno” não é um termo exato, porém é usado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado, na maioria dos casos, a sofrimento e interferência com funções pessoais (CID–10, 1992, p. 5).
A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento do CID-10 localiza os problemas referentes à aprendizagem na classificação Transtornos Específicos do Desenvolvimento das Habilidades Escolares, que, por sua vez, está inserida na categoria mais ampla de Transtornos do Desenvolvimento Psicológico.
Os Transtornos do Desenvolvimento Psicológico tem como características mais relevantes a presença de transtornos similares na história familiar e fatores genéticos. Os fatores ambientais frequentemente podem influenciar as funções de desenvolvimento afetadas, porém, na maioria dos casos, esses fatores não possuem uma influência predominante.
Acerca dos Transtornos Específicos do Desenvolvimento das Habilidades Escolares, o
documento coloca que
[...]sãotranstornosnosquaisospadrõesnormaisdeaquisiçãodehabilidades são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Eles não são simplesmente uma conseqüência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doença cerebral adquirida. Ao contrário, pensa-se que os transtornos originam-se de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfunção biológica (CID-10, 1992, p. 236).
Segundo Classificação Internacional de Doenças (CID-10), esses dois tipos de transtorno, possuem algumas características em comum, quais sejam: tem a gênese invariavelmente
durante a infância; um comprometimento ou atraso no desenvolvimento de funções que são fortemente influenciadas ou até mesmo determinadas pela maturação biológica do sistema nervoso central; e um curso estável que não envolveremissões(desaparecimentos) e recaídas.
Ainda segundo esse documento, na maioria dos casos, as funções afetadas incluem linguagem, habilidades visoespaciais e/ou coordenação motora. Ressalta-se que estas são funções fundamentais no processo de aprendizagem. É característico que os comprometimentos diminuam progressivamente à medida que a criança cresce (embora déficits mais leves frequentemente perdurem na vida adulta).
Passaremosnestemomento
...