O Calculo Elementar
Por: littleblossom01 • 9/6/2019 • Trabalho acadêmico • 307 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
Centro Universitário Jorge Amado
Pollyana Santana Guimarães matrícula: 193000580
Oficina de Leitura
O dicionário define um texto como conjunto de palavras escritas em livros, panfletos, folhetos, documentos e leitor como aquele que lê mentalmente para si ou para outros, capaz de fazer a leitura de palavras ou códigos e diante destes conceitos é possível estabelecer que ambos se completam.
Um texto reflete a construção e evolução de toda uma sociedade, independente de sua localização geográfica ou idioma, pode-se dizer que, ao passar dos anos, décadas ou séculos a escrita evoluiu e junto com ela a produção de textos se alterou. Os jornais escritos foram responsáveis, durante anos, por informar a população sobre o que se passava ao seu redor, no país e em todo o mundo. Os livros podem trazer histórias de esperança, em tempos conturbados, como também podem acrescentar conhecimento. Os textos revelam emoções a cada leitor, e cada leitor reage à sua maneira ao que está escrito.
O leitor é o agente responsável por estas mudanças e pela interpretação do que está escrito, por mais imparcial que os textos possam ser, cabe ao leitor entender de forma única e subjetiva o que está escrito. Grande parte dessa capacidade está relacionada ao próprio leitor, devido a sua história de vida, as suas influências éticas, políticas, sociais. O indivíduo, enquanto membro ativo e modificador da sociedade, está em busca de informações que possam melhorar sua qualidade de vida e o ambiente ao seu redor. Nesta busca, ele assume o papel de leitor.
Como em várias outras situações sociais, no contexto de aprendizagem ou em situações do dia a dia, uma ideia se completa com outra. Dito isto, é possível afirmar que, leitor e texto tem uma relação de dependência e que cada leitor carrega em si uma leitura subjetiva, pois cada texto, ou código, influencia de maneira única o seu leitor.
...