O Calor de Neutralização
Por: liz_crvlho • 24/4/2023 • Relatório de pesquisa • 3.059 Palavras (13 Páginas) • 116 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DETERMINAÇÃO DO CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
ILHÉUS - BAHIA
DETERMINAÇÃO DO CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina
Dia da execução do experimento:
Professora:
ILHÉUS-BAHIA
SUMÁRIO
RESUMO 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVO 7
3. MATERIAIS E METODOLOGIA 7
3.1 Materiais 7
3.2 Reagentes 7
3.3 Metodologia 7
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 11
4.1 DADOS DA PRIMEIRA PARTE: 11
4.2 DADOS DA SEGUNDA PARTE: 12
4.3 DADOS DA TERCEIRA PARTE: 15
5. CONCLUSÃO 17
6. REFERÊNCIAS 18
RESUMO
O presente relatório aborda temas voltados para a termodinâmica, sendo eles: calorimetria e calor de neutralização (entre soluções de ácido e base, em uma mesma temperatura ambiente). Os intuitos são de calcular uma constante calorimétrica e observar a variação de temperatura entre as soluções misturadas, a fim de determinar o calor de reação de neutralização de ácido e base forte e de ácido fraco e base forte.
INTRODUÇÃO
A termodinâmica é uma área da física que tem como objetivo estudar a transferência de energia, as circunstâncias e efeitos nas mudanças de temperatura, volume e pressão. Consiste na função de analisar o calor transferido e trabalhos realizados em um processo físico, onde o calor pode ser convertido em trabalho, e o trabalho convertido em calor.
Em geral, após uma reação química, a temperatura final é diferente da inicial, sendo assim, é necessário que ocorra uma liberação de calor para que o sistema retorne a temperatura inicial, isso só é possível se esse calor for para as vizinhanças ou venha delas. Partindo desse princípio podemos calcular a variação da entalpia (que corresponde ao calor liberado ou absorvido em qualquer processo físico ou químico).
[pic 1][pic 2]
Podemos observar como a energia pode ser transferida e transformada, sendo assim se tornando um sistema, onde temos o universo que é formado por um sistema e sua vizinhança, podendo ser do tipo:
Sistema aberto - Que pode trocar matéria e energia com a vizinhança.
Sistema fechado - Só pode trocar energia.
Sistema isolado - Não pode trocar nada.
Se tratando da termodinâmica, é de grande relevância falar de suas leis, até porque são as leis da termodinâmica que governam a química. Elas explicam o motivo das reações ocorrerem e permitirem a predição do calor que elas liberam e o trabalho que podem executar, temos:
A primeira lei: Que faz relação com o princípio da conservação de energia, ou seja, não pode ser destruída, e nem criada, somente transformada.
[pic 3]
Onde:
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
Segunda lei: Diz que as transformações de calor ocorrem de maneira espontânea, e obrigatoriamente de um corpo mais quente para um corpo mais frio.
Terceira lei: Surgiu como uma tentativa de estabelecer um ponto de referência absoluto que determina a entropia, essa baseada na segunda lei.
A lei zero: trata das condições para a obtenção do equilíbrio térmico.
OBJETIVO
Calcular a constante calorimétrica do calorímetro a partir da reação da água fria em temperatura ambiente com água quente, determinar o calor de reação de neutralização de ácido e base forte e determinar o calor de reação de neutralização de um ácido fraco e base forte.
MATERIAIS E METODOLOGIA
Materiais
- Capela de exaustão
- Béquer (50 mL)
- Placa de aquecimento
- Calorímetro
- Proveta (50 mL)
- Termômetro
Reagentes
- Ácido Clorídrico (HCl 1mol/L)
- Água destilada (H2O 1 mol/ L)
- Hidróxido de sódio (NaOH 1mol/L)
- Ácido acético ( CH3COOH 1 mol/ L)
Metodologia
O experimento foi dividido em três etapas, inicialmente, foi feita a calibração do calorímetro com água destilada fria e água destilada quente. Colocamos no calorímetro 50,0 mL de água destilada fria (em temperatura ambiente), em seguida, realizamos a medição de temperatura dessa água fria com o termômetro, posteriormente, medimos mais 50 mL de água destilada em um béquer e colocamos para aquecer em uma temperatura em torno dos 70 ºC, após retirar o béquer da placa de aquecimento, medimos a temperatura da água quente. Depois de realizar esses passos, adicionamos de forma rápida a água quente no calorímetro (o qual já continha a água fria em temperatura ambiente), tampamos o calorímetro e agitamos para homogeneizar a solução, por fim, observamos a variação de temperatura e esperamos atingir um valor constante para anotar o valor final da temperatura do conjunto. Repetimos tais procedimentos 3 vezes a fim de calcular a média das variações das temperaturas para realizarmos o cálculo da constante colorimétrica.
...