O Controle de Qualidade
Por: Rafael Fortuna • 19/11/2020 • Relatório de pesquisa • 662 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
CONTROLE DE QUALIDADE
O setor de controle de qualidade é responsável por testes realizados nos produtos fabricados pela empresa. Sempre por amostragem aleatória são retirados alguns corpos de provas e realizado alguns testes.
TESTE DE MULLEN
O objetivo deste teste é determinar a resistência de arrebentamento do papel. O teste é realizado por um aparelho, o Mullentester sendo necessário apenas um gabarito de 250mm x 400mm como amostra.
[pic 1]
Basta apenas colocar o corpo de prova no equipamento, o mesmo irá pressionar o papel até que o mesmo seja rompido, mostrando no visor qual foi a força realizada. É repetido o teste oito vezes, quatro de cada lado do papelão e realizada uma média dos valores.
RESISTENCIA DE COMPRESSÃO A COLUNA
O objetivo deste teste é determinar a resistência de compressão que as ondas são capazes de suportar. O ensaio é realizado pelo equipamento Prensa Crush Tester que realiza uma força na direção das ondas. O produto é aprovado se quando não ocorre um amassamento nas bordas do campo de prova. Isto determina o peso que a caixa suporta e o número de caixas que podem ser empilhadas.
[pic 2]
MÉTRICAS
No setor de controle de qualidade são realizados estudos e o levantamento de métricas para demonstrar o rendimento e eficiência da onduladeira. Por ser uma máquina de processo continuo a mesma não possui tempo de ciclo.
Tempo de setup: No início da semana de cada semana a onduladeira necessita de uma hora para que seja iniciada a produção. Neste tempo são ligadas as unidades de resfriamento de óleo, a caldeira começa a enviar vapor e os operadores iniciam a colocação de papel na máquina. Após aproximadamente uma hora a máquina está completamente aquecida e pronta para iniciar a produção. Outro momento em que há tempo de setup é nas trocas de onda, quando se necessita trocar o formato de onda da produção para onda E há a necessidade de parar a máquina e realizar a troca, este tempo dura aproximadamente três minutos e a necessidade de produzir esta onda varia de acordo com a demanda (que é baixa).
Velocidade e velocidade média: Um taco gerador localizado no motor da forradeira (responsável por toda a tração da máquina) informa ao sistema KIWI a velocidade atual da máquina que varia de acordo com a produção.
Todo inicio de turno os operadores zeram o tempo médio, este tempo é calculado de acordo com a metragem atual produzida e com o horário que foi realizado o início de turno. Sendo assim:
Vm = deltaM/ deltaT
Vm = velociade média
DeltaM= metragem produzida desde o horário final
DeltaT = horário de inicio do turno até o horário final
De acordo com a velocidade média o sistema KIWI calcula e informa aos operadores e programadores o tempo necessário para realizar a produção de cada um dos pedidos, conforme a formula: T = M/Vm
T= tempo necessário
M = metragem a ser produzida
Vm = velocidade média atual da máquina
[pic 3]
O campo destacado em vermelho mostra o horário em que o pedido x irá acabar.
O sistema também controla quando há paradas na máquina e mostra o horário inicial e final e quanto tempo durou a paralisação. É de responsabilidade dos operadores ou técnicos de manutenção identificar qual foi a parada e por qual motivo, preenchendo o código da parada e ainda realizando uma breve descrição.
...