O Controle e Servomecânismo I
Por: Dragon85 • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA ELÉTRICA
ATPS
Controle e Servomecânismo I
Data de entrega 30 de Março de 2016.
Sorocaba / SP
RESUMO
Resolvermos os problemas de modelagem e simulação dos sistemas propostos, através de cálculos, ajustes e suposições de funcionamento. Contendo todas as pesquisas e os cálculos realizados sobre o sistema de controle proposto. Aprendermos os conceitos de Controle e Servomecanismos aplicando em situações práticas.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 etapa 1 5
1.1 – Passo 1 5
1.2 – Passo 2 7
1.3 – Passo 3 8
2 etapa 2 9
1.1 – Passo 1 9
1.2 – Passo 2 9
1.3 – Passo 3 9
1.4 – Passo 4 10
Referências Bibliográficas 11
INTRODUÇÃO
Um sistema de controle é um conjunto de componentes organizados de forma a conseguir a resposta desejada de um sistema. A base da análise de um sistema é a fundação provida pela teoria de sistemas lineares.
Existe um processo a ser controlado e uma relação entre entrada e saída do sistema, representação em diagrama de blocos.
etapa 1
Diagramas de Blocos, Erros em Regime Permanente.
1.1 – Passo 1
Pesquisar sobre as funcionalidades, conceitos e características das Funções de Transferência e diagrama de blocos. Fazer um resumo com as propriedades das funções de transferência e as funcionalidades dos diagramas de bloco e como é realizada a álgebra dos blocos.
Funções de Transferência
Em teoria de controle, funções chamadas funções de transferência são comumente usadas para caracterizar as relações de entrada-saída de componentes ou sistemas que podem ser descritos por equações diferenciais.
A função de transferência de um sistema de equação diferencial lineares é definida como a relação da transformada de Laplace da saída para a transformada de Laplace da entrada.
Consideramos o sistema definido pela seguinte equação diferencial:
[pic 3]
Onde y é saída do sistema e x é a entrada e n ≥ m.
A função de transferência do sistema é obtida tomando-se a transformada de Laplace de ambos os membros da equação.
Função de transferência [pic 4] condições iniciais nulas.
[pic 5]
Usando o conceito de função de transferência, é possível representar dinâmica do sistema pelas equações algébricas em "s".
A aplicabilidade do conceito da função de transferência é limitada aos sistemas de equações diferenciais lineares invariantes no tempo.
Diagrama de Blocos
Verificando os modelos para sistemas complexos, pode-se notar que eles são resultantes de subsistemas ou elementos, cada qual com sua função de transferência. Os diagramas em blocos podem ser usados para representar cada um destes subsistemas, e o arranjo agrupado e conectado, num sistema como um todo.
O diagrama em blocos contém vários itens na sua representação. São estes:
• Seta - É usada para representar o sentido do fluxo de sinal.
• Bloco - É um símbolo de operação matemática sobre o sinal de entrada do
É representado normalmente por função de transferência.
• Ponto de soma - O círculo com uma cruz é o símbolo que indica um bloco que produz a saída. Operação de soma. O sinal mais ou menos determina se o sinal deve ser adicionado ou subtraído.
• Ponto de junção - É um ponto a partir do qual o sinal proveniente de um bloco vai para outros blocos ou pontos de soma.
[pic 6]
1.2 – Passo 2
Considere que na avaliação de um sistema de controle contínuo com planta de primeira ordem e controlador proporcional, é importante considerar alguns aspectos de estabilidade de malha fechada como a velocidade de resposta, o erro em regime permanente e a energia de controle.
Para isso, pode-se usar a simulação numérica via MatLab/Simulink para observar a evolução dos sinais de saída e entrada, além de discutir analiticamente os aspectos citados.
Seja o processo a ser controlado de primeira ordem com a seguinte função de transferência:
[pic 7]
Kp é o ganho estático e T é a constante de tempo do sistema em malha aberta.
Kp é o ganho estático e T é a constante de tempo do sistema em malha aberta.
Admite-se inicialmente, que o processo de primeira ordem é controlado por um controlador proporcional, com ganho variável, Kc, isto é,
[pic 8]
O diagrama de blocos da figura abaixo ilustra o sistema de controle de malha fechada.
[pic 9]
Figura 1 – Diagrama de Malha Fechada
A equação de malha fechada é dada por,
[pic 10]
2. Atividade: Mostrar matematicamente como se chegar a esse resultado.
...