O DETERMINAR A CONCENTRAÇÃO DO NaOH
Por: Maria Daniely • 31/3/2022 • Ensaio • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
DETERMINAR A CONCENTRAÇÃO DA SOLUÇÃO DE NaOH
MARIA DANIELY MORATO LIMA
MATEUS VIANA DOS SANTOS
SERRA TALHADA
2022
MARIA DANIELY MORATO LIMA
MATEUS VIANA DOS SANTOS
DETERMINAR A CONCENTRAÇÃO DA SOLUÇÃO DE NaOH
Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação à disciplina de Química Experimental, referente a prática 01, do Curso Engenharia Civil, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Serra Talhada-PE.
Orientador(a): Tarcisio David Konna Nunes Santos
SERRA TALHADA
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. MATERIAIS E REAGENTES 6
4. PROCEDIMENTO 7
5. RESULTADOS E DISCURSÕES 10
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
7. REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
A titulação é uma das técnicas de laboratório mais utilizadas para determinara concentração de uma solução. Isto é feito reagindo uma solução com outra solução de concentração conhecida. Os volumes de ambos são determinados experimentalmente. A reação química que ocorre é a reação de neutralização, ou seja, entre um ácido e uma base, produzindo sal e água, ela é chamada de titulação ácido-base. Segundo Feltre (2005), os produtos que utilizamos no nosso dia a dia possuem valores de pH muito diferentes, por isso fica claro que medir e controlar o pH se torna extremamente importante para as atividades humanas.
Quando precisamos determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base. Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados. Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.
OBJETIVOS
Preparar uma solução de NaOH 0,365 mol/L;
Compreender algumas técnicas básicas de preparação e padronização de soluções.
MATERIAIS E REAGENTES
- Béquer (40 ml);
- Bureta (50 ml);
- Erlenmeyer;
- Balão Volumétrico (200 ml);
- Balança Analítica;
- Bastão de Vidro;
- Pipeta volumétrica;
- Água Destilada;
- Hidróxido de Sódio;
- Ácido clorídrico;
- Fita indicadora de pH;
PROCEDIMENTO
PREPARO DE SOLUÇÃO NaOH
Foram apresentadas as seguintes características:
M = 0,365 Mol/L
V = 25 ml de HCl
V = 24 ml de NaOH
Assim utilizamos a seguinte fórmula para descobrir a concentração em mol/L do NaOH.
C1*V1 = C2*V2
Onde C2 = (C1*C1) /V2
C2 = (0,365*0,025) /0,024
C2 = 0,380 Mol/
A elaboração do ensaio ocorreu inicialmente com a utilização da balança de precisão, onde colocamos o béquer, taramos a balança, e em seguida com a colher colocamos o hidróxido de sódio na quantidade de 0,80g no béquer, logo, na bancada realizamos a adição de em média 30 ml de água no béquer, realizamos a mistura da solução com o auxílio do bastão de vidro para mexer. Em seguida com o amparo do funil transferimos a mistura para um balão volumétrico de 200 ml, completando-o com água destilada até a marca de aferição, tampamos o bastão e agitamos a solução para homogeneizar e assim a mesma está pronta. Em seguida pegamos aproximadamente 40 ml da solução de NaOH do balão volumétrico e transferimos para o becker. Fizemos a medição do pH que deu igual a 1, como mostra a figura 1.
...