TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIODO SEMICONDUTOR

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

DANIEL DA SILVA DORNELAS

IAGO MARTINS PINTO DA SILVA

JOÃO PAULO FERREIRA GONÇALVES

LUCAS DOS REIS GUIMARÃES

LUIZ HENRIQUE JUPTER

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

   

        

 

INTRODUÇÃO

        Esse trabalho tem a finalidade de apresentar através de pesquisa


 DIODO SEMICONDUTOR

        

        O Diodo é um dispositivo eletrônico de silício ou germânio que tem como função transformar a corrente alternada em continua, que são fundidos para criar uma junção PN, sendo que P representa a polaridade Positiva e N, a negativa. A polaridade positiva P de um diodo é onde há falta de elétrons, sendo essa região também chamada de lacuna ou buraco. A parte negativa N possui excesso de elétrons. Ele é utilizado em diversos tipos de aparelhos eletrônicos como televisão, computador, celulares, som, e vários outros. Abaixo segue o diagrama do Diodo semicondutor.

[pic 6]


O diodo é simbolizado por uma flecha que indica o sentido da corrente elétrica

FUNCIONAMENTO DO DIODO SEMICONDUTOR

                A corrente fornecida pelas empresas energéticas são alternadas, ou seja, mudam a polaridade entre positivo e negativo com uma frequência de 60 Hz. Porém a maioria dos aparelhos eletrônicos que utilizamos funciona somente com corrente continua, somente uma polaridade. No qual o diodo funciona como uma chave fechada (resistência zero), para uma polaridade da tensão de entrada e como uma chave aberta para a polaridade oposta.

                O processo de difusão de carga acontece quando ocorre a junção dos semicondutores, no qual ocorre o deslocamento de cargas de regiões de elevada concentração para regiões de baixa concentração.

Sendo assim, a função do diodo em um circuito é deixar passar a corrente elétrica em apenas uma polaridade, Observe a figura abaixo:

[pic 7]

O gráfico mostra a tensão de entrada do diodo oscilando entre o positivo e o negativo

Após passar pelo diodo, a tensão passa a ter apenas uma polaridade, como mostra a figura abaixo:

[pic 8]

O gráfico mostra a tensão de saída do diodo. Agora ela tem apenas polaridade positiva.

DIODO DIRETAMENTE POLARIZADO

        

        Se o potencial externo V e aplicado no sentido dado na figura abaixo, a região de depleção diminui e entra em colapso, permitindo a troca dos portadores de carga de ambas partes. O resultado é uma considerável corrente I pelo circuito, no qual o diodo esta diretamente polarizado, ou seja, ele conduz. Para a condução ocorrer, o potencial V deve ser um mínimo, superior a de 0,3 V, e para diodos de silício 0,7 V.

[pic 9]

DIODO REVERSAMENTE POLARIZADO

        A polarização reversa do diodo consiste em ligar o polo positivo da fonte de tensão externa no lado N (terminal catodo) e o polo negativo no lado P (terminal anodo).

A aplicação da tensão reversa provoca um alargamento da camada de depleção e consequentemente aumento de barreira de potencial. Quanto maior a tensão externa, mais alarga a camada de depleção, portanto maior o valor da barreira de potencial, obviamente, há um limite para tensão reversa para que não haja a ruptura da junção.

[pic 10]


CIRCUITOS RETIFICADORES 

 

A Tensão fornecida pela nossa concessionária de energia e em alternada e a maioria dos aparelhos eletrônicos de hoje são alimentados com corrente continua (cc) Por isso precisamos de um circuito retificador, que podem pode ser encontrado de menor porte que são os de placas eletrônicas ou os industriais.  

Retificadores são quando a corrente alternada e convertida em corrente continua, para retificar um circuito será utilizado  como dispositivo o diodo semicondutor. E também vamos ver que existe alguns tipos de modelos de retificadores que são os de meia onda e onda completa ,com derivação central de ponte de retificação. 

RETIFICADOR DO TIPO DE MEIA ONDA 

 

Tendo como característica um diodo esse circuito conduz quando ele ta polarizado diretamente assim formando apenas um passagem para corrente elétrica. 

O seu funcionamento e bem simples pois quando a onda de tensão esta no semi-ciclo positivo o diodo e polarizado diretamente fazendo com que tenha uma tensão na carga ,mas quando a onda esta no semi-ciclo negativo o diodo é polarizado reversa-mente e não haverá tensão na carga . Podemos ver na imagem a baixo .

[pic 11]

RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA COM DERIVAÇÃO CENTRAL 

 

Esse circuito tem como característica dois diodos que com a passagem da corrente no semi-ciclo positivo um e polarizado reversamente e não conduz mais conseqüentemente o outro e polarizado diretamente e conduz e quando o mesmo acontece contrario o que estava diretamente fica reversamente e o outro diretamente fazendo assim que seja um retificador de onda completa aproveitando tanto o ciclo positivo quando o negativo.

[pic 12]

RETIFICADORES DE ONDA COMPLETA TIPO PONTE 

 

Retificadores com tipo ponte e o mas usados pois ele dispensa o uso de transformado com tomada central com isso podemos ter um retificador de onda completa ligado direto na rede elétrica.

[pic 13]

Nesse retificador quando e polarizado diretamente dois diodos conduz fazendo assim que os outros dois permaneça sem conduzir e quando e polarizado reversamente os dois que não conduzia passa a conduzir fazendo assim que só os semi-ciclos positivos passem para a saída. Com isso a freqüência de saída é o dobro da entrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (483.5 Kb)   docx (830.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com