O Desenvolvimento Sustentável
Por: Anderson Costa • 25/4/2019 • Dissertação • 624 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
Introdução
O desenvolvimento sustentável, passou por teorias equivocadas. Os argumentos utilizados vão de comunismo a conceitos desleais e traiçoeiros.
A ‘’ecoeficiência’ representada como grande atitude que levaria ao desenvolvimento sustentável surgida no século xx, tomou para si o caminho de conciliar o pilar financeiro com o Pilar ambiental , ( conceito que surgia com muita força) mas as variáveis deste desafio tornou-se uma tarefa muito complexa e melindrosa e apesar dos esforços continua –se até os dias atuais numa intensa busca de soluções para resolver o urgente problema do desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento
Na atual conjuntura se elabora conceitos baseados na prosperidade econômica, na qualidade ambiental e justiça social.
Desde 1987 o conceito de igualdade entre gerações englobavam a sustentabilidade de acordo com o relatório publicado pela Comissão Internacional para o meio ambiente e desenvolvimento.
O conceito de desenvolvimento sustentável entretanto, não estava muito claro para a maioria das empresas que assinavam a carta para o desenvolvimento sustentável, criada pela Câmara do Comercio Internacional (ICC). Essas empresas de modo simplista “enxergaram” só a necessidade do espaços mais verdes, os negócios mais eficientes e com menos custos, sem portanto reconhecer o complexo caminho do raciocínio do desenvolvimento sustentável.
Em 1997, Harvard Bussiniss Review , provocou após a publicação de Our Common Future, a necessidade de desenvolver uma economia global e sustentável.
Tecnologia e sustentabilidade parece ser o caminho para vencer o grande desafio que se apresenta nos três pilares. Uma vez que se deixa claro o equívoca posição de que só o término da poluição no planeta poderá resolver este tão discutido problema.
Entretanto, o que acontece vai muito além. O movimento complexo da sustentabilidade envolve todos os aspectos da vida do ser humano principalmente o desenvolvimento social, a tão necessária diminuição da pobreza e suas terríveis consequências para a humanidade e para o planeta e a equidade de oportunidades para todos.
Enquanto os encontros, congressos e pactos internacionais se fortalecem tendo como foco apenas a preservação do verde e a diminuição da poluição, sem levar em conta as variantes complexas dos três pilares da sustentabilidade, as gerações futuras estão seriamente ameaçadas.
Vale ressaltar que nas cidades o crescimento urbano descontrolado e o uso de veículos aumenta a emissão de gases de efeito estufa contribuindo em países em desenvolvimento de uma maneira crescente com a mudança de clima.
A infraestrutura de veículos ocupa o espaço urbano de maneira ineficiente, o valor econômico se perde e algumas áreas destinadas as moradias são marginalizadas. Esses são exemplos de alguns dos grandes problemas a serem enfrentados;
Conclusão
Pode se perceber que a utilização de soluções sustentáveis tem que considerar a economia, o meio ambiente e a igualdade social.
Ações como fazer com que as cidades sejam mais eficientes em energia aumentando a densidade de uso do espaço público, Modelar o desenvolvimento das cidades usando o transporte público como eixo, Melhorar a qualidade de vida por meio de um melhor uso do espaço urbano. Fazer com que viajar seja mais seguro distribuindo espaço adequado e cumprindo normas, são certamente alguns dos caminhos a serem seguidos rumo ao desenvolvimento sustentável.
...