O Diagrama de Ishikawa
Por: netflix crato • 17/4/2022 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
Página 1 de 3
1 QUESTAO
- Diagrama de Ishikawa- ou diagrama da espinha de peixe, é uma ferramenta extremamente útil, nas ferramentas da qualidade, porque ajuda você a explorar todas as causas potenciais ou reais que resultam em um único defeito ou falha. E então podemos propor soluções que visem sanar aquele problema dentro da nossa empresa.
- A folha de verificação- é uma lista de itens que foi previamente estabelecida para certificar as condições de um serviço, produto, processo ou qualquer outra tarefa. Ela é utilizada para descobrir falhas. Nos seres humanos somos passiveis de falhas, por isso, esse checklist é uma ótima opção para prevenir erros ocasionados pela falibilidade humana.
- O fluxograma- é um diagrama que expressa um determinado processo, ou fluxo de trabalho, de forma sequencial, gráfica, simples, objetiva e direta. Essa representação é feita a partir de figuras geométricas que simbolizam etapas do determinado processo e são ligadas por setas que indicam a direção e a sequência a ser seguida. O objetivo dele nas ferramentas da qualidade é estabelecer uma gestão à vista, de forma a facilitar o entendimento das etapas que compõem um processo.
- O histograma- é uma ferramenta de qualidade muito importante na análise estatística. É um gráfico que mostra a distribuição dos eventos registrados em todo o espectro. Esses eventos registrados são chamados de amostras e são dados coletados do processo de análise do comportamento.
- O gráfico de Pareto- é uma ferramenta gráfica que ajuda a identificar relações causais. Sua análise ajuda a identificar os principais problemas que afetam a organização e seus processos. Seguindo o princípio de Pareto, originalmente utilizado para estudar a desigualdade na distribuição da riqueza, o mestre Joseph Juran implementou um gráfico de Pareto para explicar que 80% das consequências / impactos são causados por 20% das causas.
- O gráfico de dispersão- é uma ferramenta usada para identificar a correlação entre as variáveis. Os gráficos de dispersão, também chamados de gráficos de dispersão ou gráficos de correlação, são perfeitos para quem deseja entender se a causalidade realmente faz sentido. Além disso, o uso dessa ferramenta pode eliminar inferências e mal-entendidos causados por outra variável
- As cartas de controle- seu uso é muito importante para o gerenciamento de processos, e permite que as empresas monitorem seus processos. Por meio dessa verificação, ações podem ser tomadas para corrigir eventuais problemas no processo, aumentando a produtividade e a eficiência, e sendo consistentes com as ferramentas da qualidade.
Aplicabilidade:
Se aplicadas corretamente, essas sete ferramentas podem orientar as organizações: Melhorar a qualidade por meio da solução eficaz de problemas; reduzir Custo, com um produto e processo mais unificados; executar projetos melhores; Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização; identificar problemas que existem no processo, fornecedor e produto; determine a causa raiz Problemas e resolvê-los de forma eficaz, etc. É preciso saber para que serve Cada ferramenta e como aplicá-la, pois só assim é possível obter bons resultado.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com