O EMPREENDEDORISMO
Por: leticiappinto • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.540 Palavras (7 Páginas) • 1.201 Visualizações
Empreendedorismo
Unidade 1
Apostila 1 -A era pós-Industrial
O surgimento da Internet (1969) é percebido para muitos historiadores como um divisor de águas no processo de desenvolvimento da humanidade, demarcando o surgimento da era pós-industrial, também conhecida como era do conhecimento ou da informação. Isto porque, antes do seu surgimento, o trabalho colaborativo era desenvolvido de uma forma muito lenta, em grande parte devido à pouca velocidade na troca de informação entre os pesquisadores e o acesso restrito destes a grandes bases de conhecimento devido às limitações tecnológicas dos sistemas de comunicação da época.
Foi somente a partir do surgimento das ferramentas de colaboração em grupo baseadas na grande rede mundial é que está realidade foi radicalmente alterada. Pois, foi graças a estes novos recursos que pesquisadores do mundo inteiro passaram a ter rápido acesso ao conhecimento mundialmente produzido. Além disto, o contato entre eles deixou de ser esporádico ou restrito a eventos internacionais.
Apostila 2- Características do Empreendedor
PERSEVERANÇA: O empreendedor não desiste dos seus objetivos e busca superar as adversidades, buscando soluções para os problemas que se interpõem entre ele e o sucesso
SENSO DE OPORTUNIDADE: O empreendedor está sempre atento às mudanças de cenário, percebendo as como uma oportunidade a ser realizada. Para ele as mudanças fazem parte de um processo natural e continuo de evolução da vida, portanto deve aproveita-las ao invés de se opor a elas
VISÃO CRIATIVA E INOVADORA: são características que andam juntas em empreendimentos de sucesso, o que alguns autores definem como visão inovadora, algo que é fruto da percepção única e particular do empreendedor.
LIDERANÇA: Cabe ao empreendedor liderar o processo de implantação dos seus projetos e, para isto, o empreendedor precisa saber lidar com pessoas trabalhando em equipe. Para isto ele precisa saber orientar e motivar estas pessoas a trabalhar juntas, tendo a certeza que todos estão indo na direção certa
INICIATIVA: A iniciativa, ou proatividade é a característica daquele que não fica esperando que a oportunidade venha até ele.
Unidade 2
Apostila 3: Comportamento do mercado na sociedade informatizada
Mudou comportamento do consumidor após o advento da Internet com as compras online.
O uso de dispositivos smartphones vem mudando o modo como os consumidores fazem compras. Entender estes números é fundamental para o empreendedor decidir sobre as estratégias de publicidade que incluam a rede móvel:
23% dos usuários de smartphones utilizaram o dispositivo para comprar pela internet; • 45% compraram pelo menos uma vez por mês; • 46% estavam na faixa de 18 a 29 anos e 42% estavam na faixa de 30 a 59 anos; • 61% compraram de suas casas (41%) ou trabalho (20%); • 31% levaram os smartphones para pesquisar produtos; • 38 % pretendem comprar mais utilizando smartphones.
Apostila 4- Cenário atual
“No Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais” mais de 99% são micro e pequenas empresas e Empreendedores Individuais. O Brasil segue no mesmo caminho que os países do mundo, fortalecendo o empreendedorismo e incentivando o aumentado de sua participação na economia brasileira. Entre 2005 e 2008 foi registrado um crescimento de 29% na criação de novos negócios no Brasil, índice considerando expressivo.
Unidade 3
Apostila 5: O planejamento/ Etapas do processo empreendedor
Os autores são unanimes em afirmar que, para construir empreendimentos sólidos e de sucesso, o empreendedor deve seguir um processo composto por etapas que não dependem de nenhum fator externo. São elas:
Identificação da Oportunidade: consiste em identificar e avaliar a oportunidade, decidindo pela continuidade ou não do projeto.
Planejamento: o resultado do empreendimento depende da competência da equipe na elaboração do plano de negócios e na busca de recursos necessário ao empreendimento
O processo de planejamento depende de: Transformar a oportunidade numa equação de valor; pensar uma estratégia concreta de entrada no mercado; desenvolver um plano de negócios que reflita o projeto em suas diversas etapas.
Captação de Recursos: Todo empreendimento precisa de algum nível de recursos para ser implantado e em países emergentes, como o Brasil, é muito difícil conseguir capital para empreender, principalmente quando você está iniciando atividade. As principais razões para isto estão relacionadas com as incertezas do investidor de ter o retorno do seu investimento.
Administração do Negócio: Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil, exige dedicação e conhecimento. Não adianta identificar uma excelente oportunidade de negócio, desenvolver detalhadamente o plano de negócios, captar os recursos necessários para iniciar as atividades se o empreendedor não conseguir gerir o empreendimento. O empreendedor precisa estar sempre atento ao andamento do negócio, principalmente ao cenário onde a ação acontece (ambiente de negócios), reagindo rápido às mudanças. Caso contrário, ao invés de oportunidade de lucros e sucesso, todo pode se configurar em prejuízo ou até no encerramento da atividade.
Apostila 6: Educação empreendedora no ensino superior
O tema é tratado pelas instituições de nível superior nos cursos de extensão e especialização, focados em ferramentas de gestão. Falta aos cursos oferecidos por estas instituições uma maior interação com as empresas, portanto com as demandas do mercado, que permitam aos alunos desenvolverem atividades de ordem prática ou levar às empresas soluções inovadoras desenvolvidas por estes alunos.
O Sebrae tem contribuído com o processo de inserção do empreendedorismo nos currículos escolares, realizando parcerias acadêmicas com aquelas escolas que optaram por inserir o tema em seus currículos escolares, levando sua metodologia de ensino e oferecendo capacitação gratuita aos professores (eu participei aqui na Unigranrio).
Veja a relação dos Programas implantados pela Prefeitura de São José dos Campos- SP.
Pedagogia Empreendedora dos Sonhos: Estimula e prepara o aluno para buscar a realização do sonho. Aplicado desde a pré-escola.
Profissional do Futuro: Desenvolve competências que contribuem para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Para estudantes do 8º e 9º ano.
Junior Achievement: Desperta as habilidades do empreendedor, fortalece princípios éticos e proporciona vivência empresarial aos estudantes do 6º ao 9º ano.
...