O ESTUDO DE BLOCOS ECOLÓGICOS CONFECCIONADOS COM ENTULHO DE OBRA, CIMENTO E CINZAS DE CALDEIRA
Por: julianeh09 • 11/8/2021 • Artigo • 4.869 Palavras (20 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1]
ESTUDO DE BLOCOS ECOLÓGICOS CONFECCIONADOS COM ENTULHO DE OBRA, CIMENTO E CINZAS DE CALDEIRA.
STUDY OF THE ECOLOGICAL BLOCKS WITH CONSTRUCTION WASTE, CEMENT AND BOILER ASHE.
Juliane Hendges
Graduada em Engenharia Civil – PUC-PR – Juliane.hendges@hotmail.com
Prof. Msc. Carlos Gustavo N. Marcondes.
Rua Jair Damaso da Silveira, 193 – Papanduva-SC
Resumo
Os resíduos tornaram-se um grande obstáculo a ser ultrapassado pelo setor construtivo, há um grande desafio em conciliar seus processos de produção com desenvolvimento consciente. Para minimizar os danos provocados no passado, a sustentabilidade difundiu-se ao ponto de correlacionar o meio ambiente com diversos setores. O reaproveitamento de materiais oriundos da construção civil é uma forma de contribuir com esse ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação. Sendo assim, surgiu à ideia de produzir blocos com materiais descartados em obra, conhecido como entulho de obra. Esse resíduo é gerado devido aos desperdícios no processo de construção. Estima-se que em um metro quadrado de construção de um edifício são gastos em torno de uma tonelada de materiais, sendo um material encontrado em abundância. O bloco ecológico foi confeccionado com entulho de obra e cimento, adicionando cal ou cinzas (resíduo proveniente da queima da madeira em caldeiras). O material produzido foi submetido aos ensaios de resistência compressão e absorção por imersão para verificar se o mesmo possui propriedades mecânicas mínimas para ser usado como material de vedação. Conclui-se que os blocos ecológicos fabricados com entulho de obra e cimento podem ser utilizados para alvenaria sem função estrutural.
Palavra-Chave: bloco ecológico, sustentabilidade, entulho de obra, cinzas de caldeira, resíduos.
Waste has become a major obstacle to be overcome by the construction sector, there is a great challenge in reconciling their production processes with conscious development. To minimize the damage caused in the past, sustainability has spread to the point of correlating the environment with various sectors. The reuse of materials from civil construction is a way of contributing to this systematic ideal that is mainly made by action. Thus, the idea arose to produce blocks with materials discarded at work, known as rubble. This waste is generated due to the waste in the construction process. It is estimated that in a square meter of building a building are spent around a ton of materials, being a material found in abundance. The ecological block was made with rubble and cement, adding lime or ash (residue from the burning of the wood in boilers). The material produced was subjected to the tests of compressive strength and immersion absorption to verify if it has minimum mechanical properties to be used as a sealing material. It is concluded that the ecological blocks manufactured with rubble and cement can be used for masonry without structural function.
Keywords: ecological blocks, sustainability, construction waste, boiler ashe, residues
1 Introdução
Cada vez mais o mundo busca por alternativas para melhorar a qualidade do planeta, sendo assim escolhas sustentáveis estão sendo praticadas para reparar a agressividade do meio e satisfazer as necessidades básicas do Homem. A sustentabilidade baseia-se em três pilares: Social, Ambiental, Econômico e Tecnológico, os quais estão assumindo formas de aplicações cada vez mais tangíveis (CASTANHEIRA,2012). O Relatório de Bruntland (CASTRO,2009), afirma que: “Um Desenvolvimento Sustentável é aquele que vai ao encontro das necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras suprirem as suas próprias necessidades.” Pensando nesse conceito, a indústria da construção civil busca formas de aliar-se à tecnologia e ao equilíbrio ambiental, usando novas soluções construtivas com processo de fabricação sem agredir o meio ambiente. O bloco solo-cimento é exemplo de produto obtido para minimizar o impacto a natureza, diminuir custos e acelerar as obras. Ao misturar o solo, cimento e a água, em proporções adequadas, obtém-se um produto homogênio que após a compactação e a cura úmida transforma-se em blocos conhecidos como solocimento usados para alvenaria. As primeiras aplicações do solo-cimento no Brasil remontam ao início da década de 40, em pavimentações, a exemplo da experiência dos EUA na época (ABCP, 1996). O solo-cimento só foi amplamente aplicado em moradias por volta de 1978, quando o antigo BNH (Banco Nacional da Habitação) aprovou a técnica para construções de habitações populares. Estudos feitos pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) e pelo CEPED (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) comprovaram que, além do bom desempenho termoacústico, o solo-cimento aplicado em construções leva a uma redução de custos de 20% a 40%, se comparado com a alvenaria tradicional de tijolos de barro ou cerâmico (FIQUEROLA, 2004). Os resíduos de concreto, quando triturados, possuem características físicas semelhantes às de uma areia grossa, podendo ser adicionados aos solos finos visando corrigir a sua composição granulométrica, de forma a torná-los viáveis para a confecção do solo-cimento. (SOUZA et al, 2008).
- Problema Analisado
A geração de resíduos sólidos na construção civil e sua destinação constituem um fator preocupante em todo mundo, bem como no Brasil, pois acarretam desequilíbrios de ordem ambiental, social e financeira. É um tema atual de e extrema relevância, pois afeta a cadeia de exploração dos recursos naturais não renováveis e, no outro extremo, com a geração de resíduos causa: poluição urbana, degradação de mananciais e esgotamento de aterros sanitários. (CARDOSO, 2010) Pensando-se no conceito onde busca o aproveitamento de resíduos e a utilização de produtos já existentes de forma sustentável, surgiu a ideia de criar blocos com esses materiais e analisou a viabilidade quanto à resistência e a absorção de água, foi observado se o produto desenvolvido apresentava boa característica construtiva, bom desempenho e se era sustentável.
2 Materiais e Métodos
Utilizou-se na pesquisa, a caracterização do entulho de obra, através na massa específica, massa unitária e granulometria, definição da dosagem da mistura entulho de obra-cimento, determinação da umidade ótima da mistura através do ensaio semelhante ao de compactação proctor normal, moldagem dos blocos e as análises de resistência à compressão e a absorção de água do produto final.
- Materiais
O entulho de obra utilizado para a fabricação dos blocos ecológicos encontrado nas dependências do laboratório de concreto da PUCPR cedido pelo Prof Fernando Arns. O resíduo já triturado provém da empresa Soliforte Reciclagem Ltda.
...