O Empreendedorismo e Inovação
Por: Mariju420 • 7/11/2023 • Trabalho acadêmico • 1.730 Palavras (7 Páginas) • 55 Visualizações
[pic 1][pic 2]Empreendedorismo e Inovação[pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Soluções em Lixeiras Inteligentes para Condomínios
Lixeiras inteligentes desenvolvidas e concebida para atrair os empreendedores do ramo imobiliário no correto descarte de lixo. Gerando recompensas para os usuários e também o meio ambiente.
[pic 7]
Identidade Organizacional
[pic 8]MISSÃO[pic 9][pic 10]
Agregar valor a uma cadeia produtiva de descarte, para assim educar de maneira ativa e interativa a sociedade de consumo, contribuindo para uma moradia mais limpa e sustentável.
VISÃO
Apoiar o correto descarte de lixo, através de uma entrega de valor por meio de recompensas, causando aprendizado e conhecimento ao usuário de maneira indireta.
VALORES
Inovação como o pilar de soluções integrativas, buscando sempre trabalhar com ética e sustentabilidade para atender as expectativas de nossos clientes.
MODEL BUSINESS CANVA
[pic 11]
[pic 12][pic 13]Parceria chave:[pic 14][pic 15]
Empreendedores imobiliários que estão preocupados com o impacto ambiental em suas construções e visam a diminuição deste impacto. Como também os Órgãos Públicos responsáveis pela limpeza urbana.[pic 16]
Recursos principais:
Equipe responsável pelo design e produção da Smart Bins. Temos como objetivo fidelizar clientes e criar um público engajado em conteúdo de mídias sociais para captar a essência do negócio e desenvolver a implementação e integração dos agentes do espaço.
[pic 17] Estrutura de custos:
Implementação de soluções em lixeiras inteligentes nos condomínios. Custos relacionados à confecções de lixeiras e parceria com cooperativas locais.
Atividade chave:
Criar uma cadeia de valor sustentável aos empreendedores e moradores através da disseminação da cultura de cuidado do meio ambiente captando o lixo de forma eficiente e consciente.[pic 18]
[pic 19] Relação com os clientes:
Empreendedores do ramo imobiliário e imobiliárias. Sendo de forma presencial ou online. Além do contato próximo ao cliente para verificar se o produto satisfaz as suas necessidades e também para coleta de feedback com o intuito de melhorar o produto.
[pic 20] Fontes de renda:
Contrato com as empresas do ramo imobiliário, taxa de serviço para os condomínios e a possível parceria com as cooperativas e empresas de reciclagem.
Proposta de valor:
Um espaço de convívio mais limpo e organizado, sendo um atrativo para moradia Além de certificação em Sustentabilidade Ambiental e desconto no IPTU e para futuros investimentos dos condôminos.[pic 21]
[pic 22] Segmentos de mercado:
Empreendedores do ramo imobiliário e imobiliárias de Porto Alegre que desejam possuir a Certificação em Sustentabilidade Ambiental a fim de garantir desconto no IPTU.
[pic 23] Canais:
Divulgação nas pré-vendas de loteamentos, plataforma na disponibilização dos recursos e recompensas. Entrar em contato com os clientes por meio de mídias sociais como e-mail e telefone.[pic 24]
[pic 25]Proposta de Valor [pic 26][pic 27]
Contribua com o cuidado ao meio ambiente sem sair de casa.
Para empreendedores do ramo imobiliário que buscam mudar a visão do impacto causado através das construções civis de novos condomínios, adotando um programa de incentivo ao descarte correto do lixo. Através disso, surge a parceria com uma empresa de soluções em lixeiras inteligentes. Sendo elas interativas, que além de separar o lixo dos moradores e proporcionar um ambiente mais limpo e organizado, oferece retorno aos usuários e cuida da coleta e descarte do lixo.
[pic 28]Introdução:[pic 29]
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualmente somos mais de 200 milhões de brasileiros, sendo
1.332.570 em Porto Alegre, significando um aumento de 6,5% em relação ao censo de 2010. Em decorrência disso e da melhoria socioeconômica, surge a necessidade de se produzir mais produtos que atendam as demandas de consumo da população urbana. Quando pensamos na geração de lixo de cada indivíduo esse número fica mais expressivo pois uma das consequências da COVID 19 foi o aumento da produção de lixo doméstico sendo de 15% a 25% na quantia de lixo produzido nas residências brasileiras.
Devido a isso, surge a necessidade das entidades governamentais criarem políticas de incentivo a sustentabilidade ambiental para uma boa gestão de seus detritos, visando reduzir seus efeitos negativos. Com isso, em abril de 2023 foi aprovado o projeto que permite desconto no IPTU para edificações sustentáveis, o decreto n° 21.789, de 19 de dezembro de 2022 do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Possibilitando descontos no valor do IPTU para propriedades que implementem sistemas que promovam o uso racional dos recursos naturais, por meio da utilização de tecnologias e soluções sustentáveis nas edificações.
[pic 30]Decreto N° 21.789[pic 31][pic 32]
Segundo o Decreto N° 21.789, de 19 de Dezembro de 2022. Foi regulamentado o Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental de Porto Alegre com o objetivo de incentivar ações e práticas sustentáveis destinadas à redução dos impactos ambientais. Sendo aplicável aos projetos de novas edificações podendo elas serem públicas ou privadas, regulares ou existentes, nos termos do art. 159-B do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA).
...