TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esquema de motor a combustão interna de pistão

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Nove de Julho

Adriano B. Souza Reis – 414201622

Allison Costa – 312200776

Anderson Moura Ferreira – 312201026

Bruna Almeida de Azevedo – 315105965

Nilson Jesus Marambaia – 914120313

Raoni Aparecido Reis – 3131104705

Rodrigo Euzebio dos Santos – 411204517

Rogerio Camargo Falaschi - 314201118

Rudney Donizeti dos Santos – 313100159

Projeto Integrador

São Paulo

2018

Universidade Nove de Julho

Relatório 8° Semestre - MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Diretoria de Exatas da Universidade Nove de Julho para obtenção do título de

Bacharel em Engenharia Mecânica, a disciplina de Motores de combustão interna

Orientador: Prof. DEIGLYS BORGES MONTEIRO

São Paulo

2018

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Esquema de motor a combustão interna de pistão..........................2

Figura 2 – Esquema de motor rotativo – Wankel...............................................2

Figura 3 – Bloco do motor..................................................................................4

Figura 4 – Cabeçote...........................................................................................3

Figura 5 – Partes principais de uma máquina térmica à combustão interna.................................................................................................................4

Figura 6 − Corte de um motor do tipo Otto. .......................................................5

Figura 7 − Ciclo ideal composto Otto-Diesel. ....................................................6

Figura 8 − Comparação entre os ciclos das máquinas de Otto e de Diesel......7

Figura 9 – Coordenadas para cálculo da cilindrada...........................................9

Figura 10 – Coordenadas para cálculo da relação de compressão...................10

Figura 11 – Coordenadas para o cálculo do torque...........................................12

Figura 12 – Coordenadas para o cálculo da potência........................................12

Figura 13 – Esquema para cálculo do: a) cv; b) HP...........................................13


SUMARIO

1. Introdução.................................................................................................... 1 2. Definição de motores................................................................................... 2 3. Motores a combustão interna...................................................................... 2 3.1 – Partes e componentes............................................................................ 3  4. – Motor a combustão Interna....................................................................... 4    5.  – Calculos.................................................................................................... 8 5.1 – Cilindrada................................................................................................ 8 5.2. – Relação de Compressão ....................................................................... 9 5.3. – Torque................................................................................................... 11 5.4 – Potencia.................................................................................................. 12 5.5 – Definições............................................................................................... 13 5.6 – Conversões............................................................................................. 13 6. – Descrição Motor cummins Diesel............................................................. 14 6.1 – Dimensões dos cilindros......................................................................... 14 6.1.1 – Dimensões da Câmara de combustão................................................. 14 6.1.2 – Volume e taxa de combustão............................................................... 14 7. – Conclusão................................................................................................. 15 8. – Bibliografia................................................................................................ 16


  1. INTRODUÇÃO

Motor de combustão é um equipamento ao qual transforma energia térmica em mecânica, este processo se dá através de ciclos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.  

No século XVII – o físico Holandês Christian Huygens construiu o primeiro modelo do que viriam a ser motores a combustão interna. Construiu um motor que utilizava a pólvora e sua explosão dentro de um cilindro o fazia levantar um pistão e ao retornar a sua posição inicial levantava peso com a pressão atmosférica.

Apareceram no século XIX os primeiros motores a combustão interna, em que o combustível é queimado dentro do próprio motor e seu surgimento provocou um rápido desenvolvimento mecânico.

Onde estes motores levaram vantagem sobre as máquinas a vapor pela sua versatilidade, eficiência, funcionamento inicial sendo mais rápido e possibilidade de adaptação a diversos tipos de máquinas.

Primeiro motor a combustão interna foi construído pelo mecânico alemão Lenoir, em 1860, e tinha a potência de 1 cv, trabalhando com gás de iluminação. Em 1861, Otto e Langen, baseando-se na máquina de Lenoir, construíram um motor que comprimia a mistura de ar e gás de iluminação, com ignição feita por uma centelha elétrica.

Em 1862, o engenheiro francês Beau de Rochas publicou estudos teóricos e estabeleceu alguns princípios termodinâmicos baseado no motor de Otto.

Este, por sua vez, fora baseado no estudo de Rochas, desenvolveu um motor: o motor de ciclo Otto apresentado em 1872. Estes motores usavam como combustível o gás de carvão ou o gasogênio, com ignição feita por centelha elétrica.

 Em 1889, fez-se a primeira aplicação do motor de ciclo Otto em veículos, utilizando-se como combustível a gasolina. Em 1893, o engenheiro alemão Rudolf Diesel descreveu um novo motor, no qual a ignição da mistura ar mais combustível era feita por compressão. Este motor, que Diesel denominou “motor térmico racional”, acabou ficando conhecido como motor Diesel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (367.8 Kb)   docx (527.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com