O Esquema de motor a combustão interna de pistão
Por: Rogerio Falaschi • 25/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.363 Palavras (14 Páginas) • 350 Visualizações
Universidade Nove de Julho
Adriano B. Souza Reis – 414201622
Allison Costa – 312200776
Anderson Moura Ferreira – 312201026
Bruna Almeida de Azevedo – 315105965
Nilson Jesus Marambaia – 914120313
Raoni Aparecido Reis – 3131104705
Rodrigo Euzebio dos Santos – 411204517
Rogerio Camargo Falaschi - 314201118
Rudney Donizeti dos Santos – 313100159
Projeto Integrador
São Paulo
2018
Universidade Nove de Julho
Relatório 8° Semestre - MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Diretoria de Exatas da Universidade Nove de Julho para obtenção do título de
Bacharel em Engenharia Mecânica, a disciplina de Motores de combustão interna
Orientador: Prof. DEIGLYS BORGES MONTEIRO
São Paulo
2018
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Esquema de motor a combustão interna de pistão..........................2
Figura 2 – Esquema de motor rotativo – Wankel...............................................2
Figura 3 – Bloco do motor..................................................................................4
Figura 4 – Cabeçote...........................................................................................3
Figura 5 – Partes principais de uma máquina térmica à combustão interna.................................................................................................................4
Figura 6 − Corte de um motor do tipo Otto. .......................................................5
Figura 7 − Ciclo ideal composto Otto-Diesel. ....................................................6
Figura 8 − Comparação entre os ciclos das máquinas de Otto e de Diesel......7
Figura 9 – Coordenadas para cálculo da cilindrada...........................................9
Figura 10 – Coordenadas para cálculo da relação de compressão...................10
Figura 11 – Coordenadas para o cálculo do torque...........................................12
Figura 12 – Coordenadas para o cálculo da potência........................................12
Figura 13 – Esquema para cálculo do: a) cv; b) HP...........................................13
SUMARIO
1. Introdução.................................................................................................... 1 2. Definição de motores................................................................................... 2 3. Motores a combustão interna...................................................................... 2 3.1 – Partes e componentes............................................................................ 3 4. – Motor a combustão Interna....................................................................... 4 5. – Calculos.................................................................................................... 8 5.1 – Cilindrada................................................................................................ 8 5.2. – Relação de Compressão ....................................................................... 9 5.3. – Torque................................................................................................... 11 5.4 – Potencia.................................................................................................. 12 5.5 – Definições............................................................................................... 13 5.6 – Conversões............................................................................................. 13 6. – Descrição Motor cummins Diesel............................................................. 14 6.1 – Dimensões dos cilindros......................................................................... 14 6.1.1 – Dimensões da Câmara de combustão................................................. 14 6.1.2 – Volume e taxa de combustão............................................................... 14 7. – Conclusão................................................................................................. 15 8. – Bibliografia................................................................................................ 16
- INTRODUÇÃO
Motor de combustão é um equipamento ao qual transforma energia térmica em mecânica, este processo se dá através de ciclos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.
No século XVII – o físico Holandês Christian Huygens construiu o primeiro modelo do que viriam a ser motores a combustão interna. Construiu um motor que utilizava a pólvora e sua explosão dentro de um cilindro o fazia levantar um pistão e ao retornar a sua posição inicial levantava peso com a pressão atmosférica.
Apareceram no século XIX os primeiros motores a combustão interna, em que o combustível é queimado dentro do próprio motor e seu surgimento provocou um rápido desenvolvimento mecânico.
Onde estes motores levaram vantagem sobre as máquinas a vapor pela sua versatilidade, eficiência, funcionamento inicial sendo mais rápido e possibilidade de adaptação a diversos tipos de máquinas.
Primeiro motor a combustão interna foi construído pelo mecânico alemão Lenoir, em 1860, e tinha a potência de 1 cv, trabalhando com gás de iluminação. Em 1861, Otto e Langen, baseando-se na máquina de Lenoir, construíram um motor que comprimia a mistura de ar e gás de iluminação, com ignição feita por uma centelha elétrica.
Em 1862, o engenheiro francês Beau de Rochas publicou estudos teóricos e estabeleceu alguns princípios termodinâmicos baseado no motor de Otto.
Este, por sua vez, fora baseado no estudo de Rochas, desenvolveu um motor: o motor de ciclo Otto apresentado em 1872. Estes motores usavam como combustível o gás de carvão ou o gasogênio, com ignição feita por centelha elétrica.
Em 1889, fez-se a primeira aplicação do motor de ciclo Otto em veículos, utilizando-se como combustível a gasolina. Em 1893, o engenheiro alemão Rudolf Diesel descreveu um novo motor, no qual a ignição da mistura ar mais combustível era feita por compressão. Este motor, que Diesel denominou “motor térmico racional”, acabou ficando conhecido como motor Diesel.
...