O FENÔMENO DA PEGA
Por: Jhullya1998 • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 974 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
APLIDADAS DO ARAGUAIA – FACISA
ANDRÉ FERRARI LIMA FILHO
DANIELY DE SOUZA PARTEZANI
JHULLYA CAROLINE VENDRUSCOLO BUGUISKI
PEDRO HENRIQUE CASTRO DE OLIVEIRA
O FENÔMENO DA PEGA
Ensaios elaborados com Cimento Portland
Barra do Garças - MT
Março, 2017
ANDRÉ FERRARI LIMA FILHO
DANIELY DE SOUZA PARTEZANI
JHULLYA CAROLINE VENDRUSCOLO BUGUISKI
PEDRO HENRIQUE CASTRO DE OLIVEIRA
O FENÔMENO DA PEGA
Ensaios elaborados com Cimento Portland
Relatório elaborado sob Orientação do Professor Wagner Mendonça Alves Aguiar, para fins de avaliação parcial, da disciplina de Materiais de Construção I do 1º semestre do curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA.
.
Barra do Garças – MT
Março, 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2
ANÁLISE DE DADOS 3
CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se às atividades realizadas pelos acadêmicos do Curso de Engenharia Civil, elaboradas na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - FACISA. Os ensaios tiveram a duração de aproximadamente duas horas, e foram desenvolvidos durante o dia de sete de março de 2017. Os referidos ensaios tiveram como objetivo complementar o entendimento na prática, proporcionando uma experiência íntegra sobre o momento da pega e finura do cimento, sendo concluída com testes que utilizam equipamentos próprios para isso.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O livro “Materiais de Construção” produzido por Falcão Bauer visa à explicação mais significativa dos ensaios elaborados em laboratório.
Página 43 – Cimento Portland
Pasta de cimento:
A ocorrência da pega do cimento deve ser regulada tendo-se em vista os tipos de aplicação do material, devendo-se processar ordinariamente em períodos superiores há uma hora após o início da mistura. O tempo de pega do cimento é determinado, como já foi dito, por ensaio do aparelho Vicat. A pasta é misturada em proporção que conduz a uma consistência denominada normal. Essa consistência normal é verificada no mesmo aparelho Vicat, utilizando-se a chamada sonda de Tetmajer, um corpo cilíndrico, metálico, liso, de 10 mm de diâmetro e terminado em seção reta. A sonda é posta a penetrar verticalmente em pasta fresca por ação de um peso total (incluindo a sonda) de 300 g.
No ensaio da consistência da pasta, a sonda penetra e estaciona a uma certa distância do fundo do aparelho. Essa distância, medida em milímetros é denominada índice de consistência. A pasta, preparada para ensaios de tempo de pega, deve ter uma consistência normal de 6 mm, isto é, a sonda de Tetmajer deve estacionar à distância de 6 mm do fundo da amostra.
Essa amostra de consistência normal é ensaiada nesse mesmo aparelho à penetração de uma agulha corpo cilíndrico circular, com 1 mm² de área de seção e terminando em seção reta. A amostra é ensaiada periodicamente à penetração pela agulha de Vicat, determinando-se o tempo de início da pega quando esta deixa de penetrar até o fundo da pasta, ou melhor, ao ficar distanciada do fundo 1 mm. Os ensaios são prosseguidos até a determinação do tempo de fim de pega, quando a agulha não penetra nada mais na amostra, deixando apenas uma imperceptível marca superficial.
ANÁLISE DE DADOS
1° Experimento: Determinação da pega do Cimento Portland.
O primeiro ensaio teve o intuito de mostrar o momento da pega do Cimento. Isso se deu através de um pequeno procedimento todo cronometrado. Para a iniciação do primeiro ensaio, foram utilizados os seguintes materiais:
50 gramas de cimento Portland;
160 mL de água;
Logo após, foram feitas as misturas entre esses dois, em um recipiente de plástico, o que gerou a pasta de cimento. Levamos ao aparelho Vicat, onde nele medimos com a sonda própria Tetmajer seu volume de água para o cimento.
...