O Fenômeno da Automação
Por: mila1407 • 26/10/2018 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
O fenômeno da automação
A automação está ligado à mecanização, e remonta a cerca de 3500 e 3200 a.C., época em que o ser humano começou a utilizar a roda. O objetivo é basicamente o mesmo, o de simplificar o trabalho do homem, de forma a substituir o esforço braçal por outros meios e mecanismos, proporcionando deste modo um maior tempo livre para a dedicação a outras matérias, valorizando o tempo útil para as atividades do intelecto, das artes, lazer ou simplesmente entretenimento.
A automação industrial pode ser entendida como uma tecnologia que integra três áreas: a eletrônica responsável pelo hardware, a mecânica na forma de dispositivos mecânicos (atuadores) e a informática ligada ao software, responsável pelo controle de todo o sistema. Automação não necessariamente se refere a robôs, mas as indústrias de hoje necessitam de um grande conjunto de conhecimentos. Exigindo uma formação ampla e diversificada de seus projetistas, um trabalho de equipe bem coordenado com perfis interdisciplinares, também um controle de qualidade e muitos outros.
A automação industrial é um marco para o setor produtivo. Seu impacto provocou mudanças que revolucionaram todo o setor industrial e atingiu toda a cadeia de consumo, afetando os setores agregados, e por fim chegando às nossas casas. As empresas passaram a adquirir características que contribuem para suas competitividades. Muitos podem pensar que o objetivo crucial ao se automatizar uma empresa seria apenas o de aumentar a produção, porém não é somente isso, pois não teria sentido produzir muito e não ter quem comprar. Portanto, a automação industrial provoca melhorias tanto dentro da indústria como para o consumidor, o qual passou a ter produtos com melhores qualidades e preços.
...