O Fenômeno da Cavitação
Por: melkssax • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 311 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Maquinas hidráulicas
Nome: Bruno Luis Senhuk
Bruno césar
Bruno Colósio
Jeferson leite
Melquizedeque
Rhodinei silva
O fenômeno da cavitação.
Cavitação é o nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um liquido pela redução de pressão durante seu escoamento no interior de um equipamento (bomba ou turbina hidráulica).
A redução de pressão em um escoamento fluido provoca a vaporização de parte do fluido formando uma “bolha” de vapor no interior do fluido escoando.
Ao deixar o equipamento o fluido tem sua pressão regularizada e a “bolha” de vapor condensa liberando energia que atinge, sob forma de onda de pressão, a parede do equipamento.
A energia liberada pela condensação do vapor provoca a destruição interna do equipamento produzindo um ruído semelhante ao de gravetos secos pegando fogo, na figura a seguir são visíveis os estragos em um rotor de turbina de uma usina hidroelétrica.
[pic 1]
A cavitação pode ser evitada prevendo-se, no projeto, uma pressão do fluido, na entrada do equipamento, maior do que sua pressão de vapor na temperatura do escoamento.
O problema de cavitação provoca a destruição de equipamentos de custo bastante elevado provocando interrupção do movimento do fluido e, em caso de usinas hidroelétricas, o fornecimento de energia elétrica.
Bombas: são maquinas geratrizes, isto é, recebem trabalho mecânico e o transforma em energia hidráulica. São maquinas que realizam trabalhos sobre um fluido liquido com a finalidade de desloca-lo.
[pic 2]
Na pratica
Em engenharia é grande a preocupação com a cavidade assim como com a abrasão das areias e demais sedimentos transportados por um fluido liquido no interior de bombas e turbinas.
...