O Kanban e Agil
Por: thais-tos • 3/10/2019 • Relatório de pesquisa • 465 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Kanban e Ágil
Definição de Kanban
Segundo Fusco (2007, v 1 , p. 91 ):
“O Kanban é meramente um método usado controlar o processamento Just-in-time. A forma mais comum de Kanban é um a peça retangular de papel dentro de um envelope de plástico. A informação escrita no papel descreve o que deve ser tomado, dado referente a transferência e informações de produção. Este cartão informa basicamente ao operário quantas partes de uma peça deve tomar ou quais componentes devera montar.”
O Kanban está muito relacionado ao sistema de produção puxada, vindo da Visão do sistema TOYOTA (TPS). Um sistema de produção puxada caracteriza-se quando a primeira operação é liberada para execução empurrando o seu resultado para a operação seguinte. Nesses sistemas não existe relação direta entre o que é produzido com a demanda do cliente, ou seja, a produção de um item do portfólio de uma indústria não significa que todos os itens do mesmo devem ser produzidos, são independentes. (MASSARI,2014 )
Assim o Kanban alinhado ao método ágil trabalha de forma a desacoplar o planejamento e focalizar nas atividades a serem desenvolvidas por prazo de entrega. Fazendo com que cada atividade tenha sua cadência afim de que possa se ajustar a realidade e necessidade sendo efetivo ao processo e demanda. Sabendo-se que o kanban é um método que parte de uma sequencia logica ou repetição que determina o ritmo da execução das tarefas. Prioridade, entrega e demais restrições do projeto, devem cada qual ter a sua respectiva cadencia. (GOMES,2014)
Dentro disto ele parte de três premissas que são:
1 – Visualizar o fluxo de trabalho (Workflow);
2 – Limitar o trabalho em progresso;
3 – Gerenciar e medir o fluxo.
Então dizemos que não existe apenas uma única solução ou forma de iniciar a realização das tarefas e sim que dentro da minha realidade de trabalho eu posso alinhar e planejar as minhas tarefas a partir de um sistema que facilite a execução e que me permita cambiar e repensar as tarefas. Mas claramente deve-se respeitar o tempo para a realização das mesmas ( não fugindo do padrão ). Métodos ágeis controlam suas cadencias em curtos prazos de tempo que em geral duram de 2 a 4 semanas, sendo feito um planejamento, desenvolvimento e revisões semanais das atividades a serem desenvolvidas. O mesmo alinhado ao Kanban ganha a característica de que todo trabalho planejado não precisa estar concluído para que a tarefa subjacente inicie-se. Possibilitando o uso dos cartões de conclusão de tarefas. (GOMES,2014)
Imagem x: representação do uso do kanban[pic 1]
Fonte : Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio1
Gomes,2014 - Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio
MASSARI,2014 - Gerenciamento Ágil de Projetos
...