O Laudo Metalografia
Por: pareceumavelha • 8/11/2019 • Exam • 567 Palavras (3 Páginas) • 542 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI
ESCOLA CIÊNCIAS TERRA E MAR
Alunos (as): Ana Claudia dos Santos, Antônio Marcos Melo Santos, Bruno Roberto Rosa e Gabriela Duarte Longo.
Curso: Engenharia Química.
Disciplina: Ciência dos Materiais.
Professor: Dr. Paulo Mariot.
Itajaí, 05 de novembro de 2018.
À disciplina de Ciência dos Materiais
LAUDO TÉCNICO REFERENTE A AULA PRÁTICA: ENSAIO METALOGRÁFICO E ANÁLISE MICROESTRUTURAL DE AÇOS.
- Introdução
Preparou-se duas amostras na aula prática da matéria de Ciência dos Materiais, ministrada no laboratório de Metalografia da UNIVALI, por alunos dos cursos de Engenharia da universidade com o auxilio e orientação do professor da matéria e pela monitora do laboratório, Larissa Saturnino, aos cinco dias de Novembro de 2018, com o intuito de identificar as características microestruturais de cada amostra e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao decorrer do segundo semestre de 2018, que envolvem o tema de microestrutura de metais e suas propriedades.
Muitas vezes, as propriedades físicas e, em particular, o comportamento mecânico de um material dependem da microestrutura (CALLISTER, 2002). Em ligas metálicas, a microestrutura é caracterizada pelo número de fases presentes, por suas proporções, e pela maneira pela qual elas estão distribuídas ou arranjadas. A micro estrutura de uma liga depende de variáveis tais como os elementos de liga presentes, suas concentrações e o tratamento térmico da liga (CALLISTER, 2002).
- Procedimentos
Para que seja possível uma análise microestrutural, ocorreu o preparo das amostras por metalografia convencional abrangendo os seguintes procedimentos: corte da amostra, embutimento, lixamento (numeração das lixas: 180-320-600-1200), polimento (Al2O3) e ataque. Este último foi realizado com o reagente Nital (3% ácido nítrico e 97% álcool etílico) e teve como objetivo revelar a microestrutura do aço tratado. Em seguida, as amostras foram caracterizadas por microscopia ótica. Por fim, a última etapa do projeto consistiu na comparação das microestruturas e discussão dos resultados.
- Resultados:
[pic 2][pic 3]
Figura 01 - Fonte: Autores. Figura 02 - Fonte: Autores.
Figura 01 representa a amostra polida com lixas (180, 320, 600 e 1200) e Al2O3 , com ataque de nital 3%, apresenta em grande parte perlita e algumas partes de ferrite (𝛼-𝐹𝑒).
Figura 02 representa a amostra polida com lixas (180, 320, 600 e 1200) e Al2O3 , com ataque de nital 3%, apresenta uma matriz ferritica com 𝛼-𝐹𝑒 mais algumas partes de cementita (𝐹𝑒3𝐶).
- Conclusão Técnica:
A amostra da Figura 01 apresenta sua estrutura constituída quase por completo de perlita, obtida por um tratamento termico de 𝛼-𝐹𝑒, formando uma mistura eutetóide de duas fases (ferrita e cementita). Apresenta duzera e resistencia elevada comparodo a ferrita, porém mais branda e maleável que a cementita.
...