O Laudo de Reforma
Por: Eduardo Eiji Azuma • 24/2/2020 • Projeto de pesquisa • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 405 Visualizações
LAUDO TÉCNICO
REFORMA DE APARTAMENTO
SÍNTESE DO TRABALHO:
Referência: Laudo Técnico para viabilidade de obra de reforma em apartamento.
ART: 28027230190905770
Proprietário: Rodrigo Genuíno de Jesus – CPF 221.875.358-86.
Endereço do imóvel: Rua Vinte e Cinco de Janeiro, 180 – Apto 133ª
Bairro Luz – São Paulo/SP – CEP 01103-000.
Vista aérea de condomínio:
[pic 2]
Ref. Google Maps – 23/07/2019.
- Objetivo:
Descrever as atividades que serão realizadas para a reforma do Apartamento de número 133, Bloco A, para o aceite do laudo e a respectiva autorização para o início da execução dos trabalhos previstos no item 2 deste laudo;
Análise da existência prévia de vícios ou anomalias, que possam impedir a execução da reforma e verificar a segurança da edificação, do entorno e de seus usuários.
- Serviços a serem realizados:
2.1. Cozinha e Área de Serviço:
- Retirada de piso e revestimento cerâmico;
- Impermeabilização;
- Assentamento e rejuntamento de novos pisos e revestimentos cerâmicos.
2.2. Banheiro e Sacada:
- Retirada de piso;
- Impermeabilização;
- Assentamento e rejuntamento de novos pisos.
Obs.: Todo entulho gerado durante a obra, deverão ser transportados em sacos de entulho e retirados através de caçambas estacionárias de empresa credenciada, que será responsável pela sua destinação final.
- Descrição:
A estrutura da edificação é composta por um sistema reticulado, na qual foi utilizado concreto armado. Na estrutura, a transferência de todas as cargas atuantes para as fundações é feita através de elementos lineares denominados lajes, vigas e pilares. Analisando o projeto, não houve alteração da estrutura, bem como a remoção de nenhuma parte estrutural que possa comprometer a estabilidade da mesma.
No que tange a solicitação de assentamento de novo piso cerâmico e revestimento cerâmico, não há nenhuma objeção a tal obra, sendo que a carga máxima é de 150 kg/m².
Os produtos mais indicados para impermeabilizar as áreas internas, são as argamassas poliméricas. A aplicação começa com a limpeza da superfície, que deve estar totalmente livre de graxa, gordura ou qualquer outro tipo de resíduo. Na sequência, o impermeabilizante é aplicado de maneira linear em toda a área do boxe e piso, avançado um metro sobre a parede. Depois de seis horas, deve ser feita a aplicação da segunda demão no sentido aposto e uma terceira aplicação, na transversal para finalizar o procedimento. Dedicar atenção redobrada ao ralo do box.
Antes de perfurar paredes para colocação de quadros, armários ou otros objetos, consulte os projetos de detalhamentos do imóvel, assim evitará furar as tubulações de água e instalações elétricas. Será utilizado furadeiras e buchas com parafusos especiais para blocos, não podendo utilizar pregos e martelo, que têm grande capacidade de penetração e poderá danificar o acabamento da parede. Ao instalar o box no banheiro não poderá perfurar o piso ou rodapé, para não prejudicar a impermeabilização, deverá ser fixo pelas paredes.
Não serão usados rompedores, marteletes ou furadeiras de grande impacto para remoção dos pisos e revestimentos, pois podem causar fissuras nas paredes e revestimentos da sua unidade e naquelas que estiverem pr\oximas de forma lindeira ou não.
É indicado contratar empresas especializadas e capacitadas, com ampla experiência e que possam garantir um serviço de qualidade, com segurança, técnica e responsabilidade.
- Regimento Interno e Prazo:
A execução ocorrerá dentro dos horários e dias da semana pré-estabelecidos e aprovados conforme regimento interno.
Será concluída em até 60 (sessenta) dias corridos, depois de autorizado o início.
- Armazenamento de insumos:
Os insumos são materiais de construção, tais como placas cerâmicas, porcelanato, argamassa colante, rejunte e ferramentas. O peso será distribuído sobre a laje dos ambientes em grupos de materiais, com peso limitado a 100 kg distantes a cada 1m. De acordo com o manual do proprietário a carga máxima permitida sobre a laje da unidade privativa, de acordo com o projeto estrutural, são de 150 kg/m² (quilo por metro quadrado). Não oferecem risco temporário, tampouco há materiais explosivos ou tóxicos.
...