O MEMORIAL DE SOLOS
Por: Gabriela Nogueira • 27/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.652 Palavras (7 Páginas) • 151 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO / CAMPUS ANGICOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS II
GABRIELA NOGUEIRA CUNHA
ÍTALO BRUNO FONSECA DE SOUZA
MEMORIAL DESCRITIVO DO DESENVOLVIMENTO DE TABELA PARA CALCULAR ESTABILIDADE DE TALUDES
ANGICOS/RN
AGOSTO DE 2019
GABRIELA NOGUEIRA CUNHA
ÍTALO BRUNO FONSECA DE SOUZA
MEMORIAL DESCRITIVO DO DESENVOLVIMENTO DE TABELA PARA CALCULAR ESTABILIDADE DE TALUDES
Trabalho apresentado a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, como parte compositora de notas referentes a III unidades do semestre 2019.1 da disciplina de Mecânica dos Solos II, curso de Engenharia Civil, ministrada pela professora Letícia Azevedo.
ANGICOS/RN
AGOSTO DE 2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. OBJETIVO 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 4
3. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 6
4. METODOLOGIA 6
4.1. FELLENIUS 9
4.2. BISHOP 10
5. RESULTADOS 11
6. CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
- INTRODUÇÃO
De acordo com Caputo (1988), os taludes são superfícies inclinação que podem ser divididos em naturais ou artificiais, sendo formados por um maciço de terra, de rocha ou de ambos juntos. Os taludes naturais são comumente utilizados em encostas, enquanto os artificiais apresentam homogeneidade mais intensa que os maciços naturais, sendo então destinados a cortes e aterros e é mais convencional e indicado para desenvolvimento de teorias com finalidade de análises de estabilidade.
Como existe grande diversidade na composição dos solos e das rochas, é necessário que haja estudos aprofundados acerca da estabilidade de taludes, pois as condições de estabilidades são distintas, podendo ser causadores de perdas econômicas e de vidas humanas (PINTO; JÚNIOR; GATTS, 2001).
- OBJETIVO
A presente atividade objetiva desenvolver uma planilha eletrônica utilizando o Excel® que forneça o fator de segurança das linhas de ruptura e realização deste relatório contendo as informações obtidas, metodologia empregada e resultados encontrados.
- REFERENCIAL TEÓRICO
“O movimento dos maciços de terras depende, principalmente, da sua resistência interna ao escorregamento” (Terzaghi – 1925). Os escorregamentos de taludes são causados por uma redução da resistência interna do solo que se opõe ao movimento da massa deslizante e/ou por um acréscimo das solicitações externas aplicadas ao maciço.
Figura 1 - Talude
[pic 1]
Fonte: Dyminski
O quadro apresentado na figura a seguir resume os diversos problemas relacionados a taludes artificiais e naturais, onde são destacadas as diversas formas de sua ocorrência e as principais causas que levam ao surgimento do referido problema.
Quadro 1- Problemas relacionados a taludes artificiais e naturais
[pic 2]
Fonte: Marangon (2006).
A NBR 11.682 (ABNT, 2009) é a norma técnica que trata dos requisitos fundamentais para o estudo e controle da estabilidade de taludes, bem como das condições desses estudos, projetos, execução e observação de obras de estabilização.
Para se analisar a estabilidade de um talude, quando o maciço estiver submetido às condições de solicitação admitidas no projeto, utiliza-se o coeficiente de segurança. Conhecida a resistência ao cisalhamento do solo.
Por fator de segurança (FS) entende-se o valor numérico da relação estabelecida entre a resistência ao cisalhamento disponível do solo para garantir o equilíbrio do corpo deslizante (s= c’ + (σ - u) tgφ’) e a tensão de cisalhamento mobilizada (sm), sob o efeito dos esforços atuantes. [pic 3]
- DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Desenvolvimento de uma planilha eletrônica utilizando o Excel® que fornece o fator de segurança das linhas de ruptura demonstradas nos exercícios 01, 02, 03 e 04 presentes no conteúdo da “Aula 18 – Estabilidade de Taludes”;
Cálculo dos fatores de segurança das linhas de ruptura propostas utilizando os últimos métodos explicados: Fellenius e Bishop Simplificado para cada uma das linhas de ruptura apresentadas nos exercícios. Sendo colocado em um único arquivo duas abas, uma para cada método;
E a realização deste breve memorial (relatório) com as considerações utilizadas para elaboração da planilha, explicando os problemas propostos e as etapas necessárias para obtenção dos dados a serem inseridos nas planilhas para cálculo do Fator de Segurança.
- METODOLOGIA
Para o cálculo da verificação do fator de segurança, considerou-se os dados fornecidos nos exemplos de 1 a 4 da aula 18 – Estabilidade de Taludes, para as superfícies de rupturas circulares indicadas em cada uma das questões.
Utilizando o software AutoCAD (versão estudante 2018), encontrou-se a área de cada lamela, a largura de cada base e o ângulo de inclinação de cada lamela com a horizontal, como mostra a figura abaixo:
Figura 2: Exemplo 1
[pic 4]
Figura 3 - Exemplo 2
[pic 5]
Figura 4 - Exemplo 3
[pic 6]
...