O METODO DE COLETA E PRÉ FILTRAGEM
Por: Luciano Junior Tavares • 9/12/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 292 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
METODO DE COLETA E PRÉ FILTRAGEM
Antes dos resíduos gerados serem encaminhados para a estação de tratamento de efluentes (ETE), os mesmos devem passar pro um processo preparação, pois além da água contaminada podem estar presentes resíduos sólidos em partículas maiores e a presença de óleo e substancias heterogêneas.
- SEPARAÇÃO DE RESIDUOS SOLIDOS
Durante a captação de efluentes, seja pela drenagem pluvial, seja pela higienização dos equipamentos rodantes, podem estar presentes no sistema de coleta materiais e partículas maiores que podem danifica-lo.
Para que isso não aconteça é instalado um pré-filtro que retém os resíduos que podem sobrecarregar o sistema. Pré-filtro consiste em uma caixa cilíndrica que possui um cesto removível internamente que retém os resíduos, e deve ser limpado periodicamente.
[pic 1]
Fig 1. Modelo do cesto de retenção.
- CAIXA DE SEPARAÇÃO DE ÁGUA E ÓLEO
A presença de óleo durante a operação é um impacto que deve ser considerado, uma vez que a higienização dos equipamentos se fará necessária para que não ocorra a contaminação do entorno.
Desta forma será instalada uma caixa de PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro), que tem a função de reter as partículas de óleo e parte do material particulado presente no efluente, em muitos casos deixando praticamente isento da fração oleosa.
A caixa de separação é dívida em três compartimentos no qual no primeiro o efluente entra contaminado, no segundo compartimento tem a presença das placas coalescentes que tem a função de aglutinar as gotículas de óleo em gotículas maiores retendo as mesmas, dessa forma o efluente entra no terceiro compartimento podendo ser descartado.
[pic 2]
Fig. 2 Placa coalescente.
[pic 3]
Fig. 3 Exemplo do sistema.
...