O MULTIVIBRADOR ASTÁVEL
Por: Milena Oliveira • 8/10/2019 • Relatório de pesquisa • 304 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
ENGENHARIA ELÉTRICA
CIRCUITOS ELETRÔNICOS 1
PROF. JOSÉ RAFAEL LEBRE
MULTIVIBRADOR ASTÁVEL
FERNANDA HELENA AMARO VERNEQUE
LUCAS MARTINS DE OLIVEIRA
LUCAS SILVA FIGUEIREDO
MILENA JERONIMO DE OLIVEIRA
SERGIO CABRAL ESTEVAM DA SILVA
VITOR VIANA BARBOSA
Angra dos Reis/RJ
Maio de 2019
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um multivibrador astável é um circuito eletrônico que oscila continuamente, gerando pulsos retangulares de frequência determinada. Essa frequência é determianda por um resistor e um capacitor, ou seja, por uma constante de tempo RC. Não é necessário nenhum pulso de disparo para se iniciar a oscilação. Uma vez energizado, os pulsos começam a ser gerados e podem ser utilizados como base de tempo, fontes de sinais sonoros, etc. É largamente empregado em circuitos digitais como, relógios, calculadoras etc.
A Figura 1 mostra o circuito do multivibrador astável. É possivel observar a existência de dois capacitores, C1 e C2, conectados às bases dos transistores, onde esses são essenciais para manter o circuito alternado.
Figura 1: Multivibrador astável
[pic 3]
Quando a alimentação é estabelecida, um dos transistores conduz mais do que outro e inicialmente podemos ter, por exemplo, um transistor saturado, e o outro cortado. Com um dos transistores saturado o capacitor correspondente carrega-se via RC de modo que a tensão no capacitor sobe gradualmente até o ponto em que, estando carregado, o segundo transistor em corte é polarizado no sentido de conduzir. A função dos resistores de base (Rb) é polarizar a base dos transistores com uma tensão acima da tensão de junção que é 0,7V levando-os a condução.
Quando isso ocorre, o segundo transistor tem um dos seus terminais aterrado e descarrega-se. Nestas condições o primeiro transistor vai ao corte e o segundo satura. Agora é a vez do segundo transistor carregar-se até que ocorra novamente uma comutação dos transistores e um novo ciclo de funcionamento.
Na figura 2 é possível observar as formas de onda decorrentes do circuito.
Figura 2: Formas de onda produzidas pelo multivibrador astável
[pic 4]
...