O Meio Ambiente
Por: Clarissa Pulga • 28/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.433 Palavras (14 Páginas) • 223 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
MEIO AMBIENTE
UBERLÂNDIA
FEVEREIRO/2014
MEIO AMBIENTE
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Federal de Uberlândia como requisito para a disciplina Educação para o Meio Ambiente.
Professora M
UBERLÂNDIA
FEVEREIRO/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
1.1 Objetivos gerais 02
1.2 Objetivos específicos 03
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03
3. METODOLOGIA 07
4. ORÇAMENTO 09
5. CRONOGRAMA 09
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Promover o desenvolvimento sustentável tornou-se imprescindível diante dos inúmeros problemas ambientais vivenciados pela sociedade. A incorporação de tecnologias aos processos produtivos com o intuito de associar o aumento de produtividade com a preservação do meio ambiente é uma alternativa viável, pois geram boas oportunidades de investimentos além de exercer positivamente uma redução do impacto ambiental. A presente pesquisa tem como foco buscar a sustentabilidade por meio do desenvolvimento de energia ecológica e da redução de gases poluentes na atmosfera, utilizando-se de meios tecnológicos já praticados em usinas termoelétricas.
O princípio do projeto é sintetizar a ideia do funcionamento de uma usina termoelétrica e construir um equipamento que gere energia necessária para ao menos sustentar a própria indústria. Porém, ao invés de utilizar a queima de combustível fóssil para iniciar a produção, será usada a combustão da fumaça eliminada pela fábrica, mesmo processo já empregado na hidrotécnica para produzir aquecedores de biomassa.
Mas é provável, então, criar um equipamento que reutilize a fumaça de uma indústria para gerar energia? Segundo a análise teórica realizada para a elaboração desse projeto, foi possível chegar a evidências que se aproximem bastante da possibilidade de reutilizar a fumaça para gerar energia, já que as técnicas analisadas nesse já existem, porém não atuam simultaneamente como está sendo proposto.
A iniciativa da pesquisa começou observando o funcionamento de uma fábrica, em que se percebe a grande demanda de fontes de energia para suprir suas necessidades mínimas, além de seu processo de produção ter como desvantagem o alto grau de poluição atmosférico, devido à quantidade de fumaça resultante do processo industrial. Isso se deve ao próprio sistema capitalista vigente no mundo, que a produção, o lucro e o consumo são essenciais para a continuidade da economia, com isso o número de indústrias vem crescendo, o que acentua o impacto ambiental que essas causam.
Assim, o fato de existir muitos problemas referentes à energia proveniente de fontes não renováveis, não só de seu esgotamento em um futuro próximo, mas também com os prejuízos gerados para o meio ambiente durante sua produção, percebe-se uma eminente necessidade, de modo geral, de assumir o compromisso da procura de energias sustentáveis para atender a demanda energética do planeta e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais.
Além disso, o cuidado que existe em solucionar a poluição do ar é um desafio constante nas diversas áreas do conhecimento, já que suas consequências são desvantajosas para saúde e para o meio ambiente, por exemplo, a geração de problemas respiratórios e também intensificação do efeito estufa, o que torna um empecilho a ser resolvido rapidamente na sociedade.
Diante do que foi exposto, percebe-se a importância e viabilidade deste projeto. São inúmeros os benefícios aos vários setores da sociedade, principalmente no que tange à economia e à questão ambiental, visto que a indústria poderá reutilizar um recurso poluente, que seria expelido para o meio ambiente, na produção de energia, tornando-se autossustentável energeticamente. Além do mais, no caso de excedente energético, a indústria ainda poderá transformá-lo em uma mercadoria comercializável.
Conclui-se então, que o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta contribuirá diretamente na redução dos custos no setor industrial, sem influenciar negativamente em sua produção. Com isso, o mercado manter-se-á aquecido, não impactando a economia do país e nem mesmo afetando o meio ambiente. Ou seja, procurar formas para diminuir a degradação ambiental utilizando-se de tecnologia é colaborar para o desenvolvimento sustentável.
1.1 Objetivos gerais
O intuito é conseguir a elaboração desse instrumento para executar a função desejada em uma empresa, a fim dela se tornar autossustentável energeticamente e, ainda, preservar o meio ambiente. Diante disso, a proposta tenta unir soluções para a obtenção de energia e reduzir a poluição, preservando a atmosfera e evitando maiores prejuízos ambientais, por exemplo, menor quantidade de construções hidrelétricas, que é a principal fonte enérgica que vigora no Brasil atualmente.
Em suma, a proposta em criar o equipamento, terá por finalidade contribuir para a redução dos gastos da indústria com energia e também irá restringir seu uso de combustíveis fósseis durante a produção. Ainda irá diminuir a emissão de gases poluentes e, principalmente, trazer maior qualidade de vida à sociedade, que sofre com os efeitos da poluição da atmosfera.
1.2 Objetivos específicos
Como objetivos específicos do projeto podem ser citados:
- reduzir a poluição em processos produtivos de siderúrgicas e metalúrgicas;
- utilizar a queima da fumaça como fonte renovável alternativa;
- viabilizar o processo de geração de energia elétrica para tornar uma indústria autossustentável;
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A demanda energética no mundo aumentou gradualmente desde o princípio da era industrial, com o desenvolvimento acelerado das indústrias que surgiam e dependiam de uma fonte de energia para seu funcionamento. Assim, a energia se tornou essencial para o ser humano, sendo enorme a dependência do mundo por abastecimento de carvão, petróleo, gás natural, hidroeletricidade, entre outras fontes para se desenvolver dinamicamente.
...