O Meio Ambiente e Sustentabilidade
Por: Kamila Vilela • 19/7/2020 • Trabalho acadêmico • 4.066 Palavras (17 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 3]
PLANO DE GOVERNO
MUNICÍPIO DE ILHA DAS FLORES – SE
[pic 4]
Elaborado por: Kamila Vilela Barros Santos
Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Turma: 19052020_1
Carta de Apresentação
Cidadões de Ilha das Flores! Venho através desta carta, me apresentar como candidata a Prefeita do município de Ilha das Flores nas eleições do ano de 2020. Meu nome é Kamila Vilela e tenho 31 anos de idade. Sou Engenheira Ambiental formada pela Universidade Federal de Sergipe – UFSE (2007), Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (2010), Mestremem Administração Pública, também pela UFSE (2013) e Especializanda em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (2020). Possuo vasta experiência na gestão do setor público, e nos últimos anos venho aprimorando minha capacidade técnica e acadêmica das quais pretendo aplicar de forma assertiva em minha cidade Natal, Ilha das Flores.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o município de Ilha das Flores possui um Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de 0, 562, indicando uma qualidade de vida ruim para os 8.520 (oito mil quinhentos e vinte) habitantes do município (IBGE, 2020). Esse foi um dos inúmeros motivos que me motivaram a ter interesse em me tornar a Prefeita da Cidade, para que juntos, busquemos a melhoria do padrão de qualidade de vida dos ilhas-florenses, além é claro, de também ser ilha-florense com muito orgulho.
Através do IBGE, é possível analisar também o desenvolvimento econômico de Ilha das Flores, sendo necessário impulsionar o crescimento econômico do município, envolvendo os aspectos sociais e ambientais. Dessa forma, irei apresentar a vocês, através deste Plano de Governo os indicadores, objetivos, metas e ações que pretendo executar ao me tornar Prefeita da nossa Cidade.
Quando falamos da integração entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais, estamos falando do Tripé da Sustentabilidade ou Triple botton line – TBL, que se trata de uma visão sistêmica da complexidade relacionada à sustentabilidade, considerando os aspectos supracitados.
Em relação ao crescimento econômico, consideramos variáveis que lidam com os aspectos econômicos das organizações. Já em relação ao progresso social consideramos variáveis que interagem com a comunidade, a equidade, a educação, os recursos sociais, o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida. E em relação a preservação ambiental, ressalta-se as variáveis relacionadas a recursos naturais, conservação da energia e uso do solo, qualidade da água e do ar.
Dentre os resultados esperados pelo Triple botton line, podemos citar o lucro, redução de custos, criação de emprego, desenvolvimento econômico e sustentável, diretos humanos, qualidade de vida, eficiência energética, redução da poluição, preservação da biodiversidade, segurança e saúde, dentre outros.
Mas o que seria a Sustentabilidade? A definição de sustentabilidade surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - CMMAD, criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, com o objetivo de discutir e propor meios para que o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental trabalhem de forma harmoniosa.
Podemos dizer que existem autores que tratam a sustentabilidade como processo e outros autores como objetivo final. Para Dovers e Handmer (1992), Sustentabilidade é a capacidade de um sistema humano, natural ou misto, resistir ou adaptar-se a mudanças endógenas ou exógenas indefinidamente. Já para John Elkington (1994), criador do Tripé da Sustentabilidade mencionado acima, a Sustentabilidade é o equilíbrio entre os três pilares: ambiental, econômico e social.
Podemos dizer que é exatamente disso que o município de Ilha das Flores precisa, ou seja, através da superação de suas adversidades, encontrar o equilíbrio entre o crescimento econômico, o progresso social e a preservação ambiental.
Para que a população de Ilha das Flores entenda melhor o proposto acima, se faz importante a apresentação do conceito de Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, importantes na superação dos desafios de Ilha das Flores – SE.
O Desenvolvimento Sustentável pode ser entendido segundo o Relatório de Brundtland, como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.” (BRUNDTLAND, 1987).
Ou seja, o Desenvolvimento Sustentável se define com a capacidade de suprir as necessidades da geração atual de se desenvolver, sem comprometer a capacidade dos recursos naturais para as gerações futuras.
Agora que você entendeu o conceito de Desenvolvimento Sustentável, você se lembra do Tripé da Sustentabilidade explicado no texto acima? Para que a implantação desse Tripé seja efetiva na cidade de Ilha das Flores, ou em qualquer outro lugar do mundo, se faz necessário a integração do mesmo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS’s das Organizações das Nações Unidas – ONU.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas, implementou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, que consiste em uma agenda de desenvolvimento sustentável. Os ODS devem ser implementados de forma universal até o ano de 2030.
[pic 5]
Figura 1 – Objeitvos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Fonte: ONU (2015).
Na Agenda 2030 estão previstas 169 metas globais com ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, dentre outros.
Para uma melhor visibilidade e entendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, estarei apresentando abaixo, a relação dos mesmos de forma agrupada. De acordo com a Organização das Nações Unidas os 17 ODS podem ser divididos e agrupados em cinco áreas: pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias. (ONU, 2015).
No grupo Pessoas, estão considerados os seguintes ODS:
Objetivo 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
Objetivo 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
...